INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM FERIDAS E CURATIVOS EM UTI: PROTOCOLOS, TECNOLOGIAS E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.71248/rz29qg55Keywords:
Educação, Feridas, CurativosAbstract
O manejo adequado de feridas em UTIs é essencial para prevenir complicações e reduzir infecções. A vulnerabilidade dos pacientes críticos exige protocolos padronizados e capacitação contínua. Tecnologias inovadoras e metodologias educacionais fortalecem a segurança assistencial e melhoram os desfechos clínicos. O objetivo desta pesquisa é analisar a inovação na educação sobre feridas e curativos em UTIs, abordando os protocolos, as tecnologias e a capacitação profissional. O estudo é uma revisão integrativa da literatura, realizada em 2025, com pesquisas nas bases IBECS e PUBMED. Diretrizes como a Portaria nº 2.616/1998 e escalas de avaliação orientam práticas seguras. Inovações como curativos nanotecnológicos e metodologias educacionais aprimoram a assistência. No entanto, desafios como falta de recursos e sobrecarga profissional dificultam avanços. A integração entre tecnologia e capacitação contínua é essencial para melhorar a qualidade do cuidado. Assim, a adoção de protocolos padronizados, inovações tecnológicas e capacitação profissional aprimora a assistência em UTIs, promovendo segurança e melhores desfechos clínicos. Investimentos em infraestrutura e políticas públicas são fundamentais para ampliar o acesso a tecnologias e fortalecer a assistência multidisciplinar.
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