Uma Ação Preventiva Contra Tuberculose Vai Além De Competências Médicas: Relato De Experiência Em Uma Unidade Básica De Saúde De Teresina-PI
DOI:
https://doi.org/10.71248/zb6c9221Palavras-chave:
Tuberculose, Prevenção, Educação em SaúdeResumo
Estudantes de medicina relataram suas vivências em práticas de educação em saúde sobre tuberculose, considerando perspectivas comportamentais e pedagógicas, durante ação preventiva na Unidade Básica de Saúde Mariano Mendes, em Teresina-PI. A metodologia envolveu o confronto de narrativas, análise SWOT (pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades), práticas dialógicas educativas e entrevistas anonimizadas. Os usuários da UBS demonstraram engajamento no tema e revelaram a normalização do Estado frente à epidemia, alinhando-se ao conceito de necropolítica de Achille Mbembe. Narrativas dos estudantes destacaram preocupações com a epidemiologia da tuberculose, a formação acadêmica, a necessidade de aprimorar habilidades comunicativas e a eficácia das estratégias adotadas. As entrevistas reforçaram a importância de integrar saberes histórico-culturais, inspirados na pedagogia freiriana, com conhecimentos formais da literatura médica. Concluiu-se que a experiência promoveu o desenvolvimento de competências comunicativas e educativas em saúde, contribuindo para a formação profissional dos estudantes e a promoção de saúde comunitária. Essas ações reforçam o papel da educação em saúde como estratégia de prevenção e qualificação profissional, demonstrando seu impacto no enfrentamento da tuberculose e na preparação dos futuros médicos para o mercado de trabalho e práticas éticas e humanizadas.
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