EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E SOCIEDADE: FUNDAMENTOS PARA UMA CULTURA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.71248/h1srey90Palavras-chave:
Ciência, Desenvolvimento sustentável, Educação, Meio AmbienteResumo
Este artigo propõe uma reflexão teórica sobre a inter-relação entre educação, ciência e sociedade na promoção do desenvolvimento sustentável. Parte-se da constatação de que as crises ambientais, sociais e econômicas estão associadas aos modelos hegemônicos de produção e consumo, defendendo a necessidade de um novo paradigma que articule justiça social, responsabilidade ecológica e transformação cultural. A pesquisa, de natureza teórica e bibliográfica, organiza-se em três eixos: a educação como base para a sustentabilidade; os limites e as potencialidades da ciência e da tecnologia; e o papel da sociedade no enfrentamento dos desafios ambientais. Os resultados indicam que a promoção do desenvolvimento sustentável requer a integração entre práticas educativas emancipatórias, inovação tecnológica ética e engajamento social ativo. Conclui-se que apenas pela articulação entre educação transformadora, ciência comprometida com a vida e cidadania crítica será possível superar o modelo de desenvolvimento insustentável e construir uma sociedade mais justa e ecológica.
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