O Papel Da Educação Epidemiológica Em Escolas Como Ferramenta Para Prevenção De Doenças Transmissíveis

Autores

  • Maria Sandra Ferreira da Silva UFAL Autor
  • Marcella Andersen Guedes Magalhães Autor
  • Roberta Jordão de Moura Souza Autor
  • Ana Claudia da Silva Autor
  • Ana Claudia Carvalho Silva Autor
  • Marylia da Costa Macêdo Autor
  • Lohaina Luana Leme de Freitas Autor
  • Yaponira Leal Sousa Autor
  • Maria Fernanda Marques Pereira Zolabarrieta Autor
  • Myllene Kelly Rodrigues da Silva Autor
  • Maria Luanna Diogo Castro Autor
  • Antônio Fábio Ferreira Autor

DOI:

https://doi.org/10.71248/qc4kjh35

Palavras-chave:

Educação epidemiológica, Programas educativos, Doenças transmissíveis, Escolas

Resumo

Este estudo investigou o papel da educação epidemiológica em escolas como ferramenta para a prevenção de doenças transmissíveis, por meio de uma revisão integrativa da literatura. Com base em publicações entre 2010 e 2024, foram analisados programas que promovem conscientização e redução da incidência de doenças em estudantes. A metodologia seguiu rigor científico com critérios de inclusão e análise sistemática. Os resultados demonstraram que iniciativas como atividades lúdicas e intervenções educativas reduzem significativamente doenças como gripe e dengue, além de ampliar o conhecimento epidemiológico dos estudantes e suas famílias. No entanto, desafios como falta de recursos, capacitação de profissionais e barreiras culturais limitam a eficácia desses programas. Conclui-se que a educação epidemiológica nas escolas é uma estratégia eficaz e sustentável para promover a saúde coletiva, desde que acompanhada de políticas públicas integradas e investimentos em tecnologia educacional.

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Publicado

26.01.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Papel Da Educação Epidemiológica Em Escolas Como Ferramenta Para Prevenção De Doenças Transmissíveis. (2025). Cognitus Interdisciplinary Journal, 2(1), 63-72. https://doi.org/10.71248/qc4kjh35

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