O Papel Da Educação Epidemiológica Em Escolas Como Ferramenta Para Prevenção De Doenças Transmissíveis
DOI:
https://doi.org/10.71248/qc4kjh35Palavras-chave:
Educação epidemiológica, Programas educativos, Doenças transmissíveis, EscolasResumo
Este estudo investigou o papel da educação epidemiológica em escolas como ferramenta para a prevenção de doenças transmissíveis, por meio de uma revisão integrativa da literatura. Com base em publicações entre 2010 e 2024, foram analisados programas que promovem conscientização e redução da incidência de doenças em estudantes. A metodologia seguiu rigor científico com critérios de inclusão e análise sistemática. Os resultados demonstraram que iniciativas como atividades lúdicas e intervenções educativas reduzem significativamente doenças como gripe e dengue, além de ampliar o conhecimento epidemiológico dos estudantes e suas famílias. No entanto, desafios como falta de recursos, capacitação de profissionais e barreiras culturais limitam a eficácia desses programas. Conclui-se que a educação epidemiológica nas escolas é uma estratégia eficaz e sustentável para promover a saúde coletiva, desde que acompanhada de políticas públicas integradas e investimentos em tecnologia educacional.
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