Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Os manuscritos submetidos à Cognitus Interdisciplinary Journal (CIJ) devem seguir as diretrizes a seguir para garantir a conformidade com os padrões de publicação da revista.

Formatação do Manuscrito

TEMPLATEE

  • O documento deve ser enviado em formato Word, com espaçamento de 1,5, utilizando fonte Times New Roman tamanho 12.
  • O manuscrito não deve conter numeração de páginas.
  • Todos os arquivos complementares, como gráficos, tabelas, mapas e outras ilustrações, devem ser enviados em formato editável e identificados (com numeração) de acordo com a mesma sequência utilizada no texto. Caso tenha dúvidas sobre a editabilidade do arquivo, consulte a equipe da revista.
  • Todos os elementos gráficos (gráficos, mapas, ilustrações, etc.) e tabelas devem ser inseridos no corpo do texto, próximos ao local onde devem aparecer. É permitido o uso de cores.
  • O manuscrito deve atender a todas as normas de formatação conforme as instruções fornecidas.
  • Ao submeter, anexe um arquivo .docx separado contendo os dados do autor, incluindo nome completo, e-mail, país de residência, ORCID e instituição/afiliação.
  • O resumo deve conter cerca de 200 palavras e ser apresentado em português e inglês, com traduções fiéis do texto original.
  • O título e as palavras-chave também devem ser informados nos dois idiomas.
  • O título, o resumo e as palavras-chave em ambos os idiomas devem ser incluídos no arquivo do manuscrito.

Tipos de Submissões Permitidas

  • Artigos originais
  • Revisões sistemáticas
  • Revisões integrativas
  • Revisões narrativas
  • Inovações tecnológicas
  • Reflexões
  • Relatos de experiências

Resumo

O resumo deve apresentar de forma concisa os pontos relevantes do artigo, sendo aplicável tanto para artigos de revisão quanto para originais e notas de pesquisa. Ele deve conter cerca de 200 palavras (ou até 1.200 caracteres, incluindo espaços), e deve incluir um único parágrafo que indique o objetivo, o método, os resultados e a principal conclusão do trabalho. O resumo deve ser enviado em português e inglês, com traduções fiéis ao texto original.

Palavras-chave

As palavras-chave devem ser de três a seis termos em ordem alfabética, utilizando a terminologia do DeCS ou MeSH para defini-las.

Formatação do Texto

O manuscrito deve ser digitado em Word, com espaçamento 1,5, utilizando a fonte Times New Roman tamanho 12.

Elementos Complementares

Tabelas, gráficos, figuras, mapas e quadros devem ser apresentados no texto, no local aproximado onde deverão aparecer na publicação final, com numeração consecutiva e independente em algarismos arábicos. Cada elemento deve ser identificado na parte superior, seguido de seu número de ordem (ex.: Tabela 1, Quadro 1, Gráfico 2 ou Figura 1).

Importante: Os títulos dos elementos devem identificar claramente seu conteúdo, incluindo variáveis, grupos populacionais, local e período dos dados. É necessário explicitar os títulos dos eixos dos gráficos. A fonte dos dados deve indicar a base de dados, o produtor, a base específica e os anos de referência. Alterações nos dados devem ser mencionadas em uma 'Nota' abaixo da fonte, assim como a autorização para reprodução de elementos de outras publicações. Elementos gráficos podem ser coloridos.

Estrutura do Texto Principal

O texto principal deve incluir as seguintes seções:

  1. Introdução: Apresente a lógica e os objetivos do estudo, fornecendo apenas referências estritamente pertinentes. Evite revisar a literatura existente de forma extensa. Declare claramente a hipótese e os objetivos do artigo.
  2. Material e Métodos: Descreva os materiais e métodos com detalhes suficientes para permitir a confirmação das observações. Referencie métodos publicados e discuta-os brevemente, a menos que tenham sido modificados. Inclua os métodos estatísticos utilizados, se aplicável.
  3. Resultados: Apresente os resultados em uma sequência lógica, utilizando texto, tabelas e ilustrações. Não repita todos os dados das tabelas e ilustrações no texto. Destaque as observações mais relevantes.
  4. Discussão: Resuma as descobertas sem repetir detalhadamente os dados da seção de Resultados. Relacione suas observações com estudos relevantes e aponte as implicações dos resultados, assim como suas limitações. Cite outros estudos pertinentes.
  5. Conclusão: Forneça uma análise breve e sucinta das conclusões alcançadas pelo trabalho.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Esta submissão atende aos requisitos descritos nas Diretrizes para autores.
  • Esta submissão não foi publicada anteriormente, nem foi submetida a outro periódico para consideração.
  • Todas as referências foram verificadas quanto à exatidão e integridade.
  • Todas as tabelas e figuras foram foram numerados e rotulados.
  • Foi obtida permissão para publicar todas as fotos, conjuntos de dados e outros materiais fornecidos com esta submissão.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.