IMPACTO DAS INTERVENÇÕES PSICOEDUCATIVAS NO BEM-ESTAR PSICOLÓGICO DE MÃES E BEBÊS: UMA ABORDAGEM INTEGRADA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL MATERNO-INFANTIL NO PÓS-PARTO
DOI:
https://doi.org/10.71248/hz2v0p63Palavras-chave:
Fatores Psicológicos, Saúde Mental, PerinatalResumo
A psicoeducação é uma abordagem que promove o autoconhecimento e a reflexão, auxiliando o indivíduo a compreender seu papel social e suas ações. No contexto materno-infantil, as intervenções psicoeducativas exercem uma função importante ao fortalecer a capacidade de autocuidado das gestantes, promover o autoconhecimento e favorecer o desenvolvimento emocional da mãe e do bebê. Este estudo objetiva avaliar o impacto das intervenções psicoeducativas no bem-estar psicológico de mães e bebês, adotando uma abordagem integrada para a promoção da saúde mental materno-infantil no período pós-parto. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura em 2025, com base em pesquisas nas bases de dados LILACS, MEDLINE e PUBMED. A saúde mental no pós-parto é crucial, pois as mudanças emocionais e fisiológicas podem desencadear transtornos como ansiedade e depressão, afetando a mãe e o bebê. A falta de apoio emocional e social aumenta o risco de distúrbios, como a depressão pós-parto. Intervenções psicoeducativas são fundamentais para prevenir e tratar esses transtornos, promovendo o desenvolvimento saudável. Conclui-se que essas abordagens reduzem sintomas de ansiedade e depressão, fortalecem o vínculo mãe-bebê e promovem a resiliência materna, facilitando a adaptação ao pós-parto. A implementação de políticas públicas voltadas à saúde mental materna é essencial para garantir o acesso a essas intervenções.
Referências
ARAÚJO, N. G. DE; SANTOS, E. C. Características e impacto dos programas de prevenção da depressão pós-parto em Terapia Cognitivo-Comportamental: revisão sistemática. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 2020.
BHAMANI, S. S. et al. Development and Validation of Safe Motherhood-Accessible Resilience Training (SM-ART) Intervention to Improve Perinatal Mental Health. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 20, n. 8, p. 5517, 14 abr. 2023.
CAMPOS, B. C. DE. Efeitos de um Programa de Intervenção Terapêutico Educativo para mães de bebês com indicadores clínicos de saúde emocional. Repositório Institucional Unesp, 2020.
CAMPOS, T. S. et al. A ATUAÇÃO PSICOLÓGICA NO CICLO GRAVÍDICO PUERPERAL. Revista Saúde dos Vales, 2023.
DAVIS, J. A. et al. “Stop, pause and take a break”: a mixed methods study of the longer-term outcomes of digital emotional wellbeing training for perinatal women. BMC Pregnancy and Childbirth, v. 24, n. 1, p. 811, 5 dez. 2024.
FONSECA, A. A.; SANTOS, M. G.; AMOROSO, S. R. B. DESAFIOS À SAÚDE MENTAL DE GESTANTES: DO PRÉ-NATAL AO PUERPÉRIO. Revistas Icesp, 2024.
FORDE, R.; PETERS, S.; WITTKOWSKI, A. Recovery from postpartum psychosis: a systematic review and metasynthesis of women’s and families’ experiences. Archives of Women’s Mental Health, v. 23, n. 5, p. 597–612, 4 out. 2020.
GALDINO, M. M. et al. INTERVENÇÕES PSICOEDUCATIVAS NO CONTEXTO DA SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 2022.
GOMES, B. K. G. et al. Prevalência da sintomatologia de depressão pós-parto e fatores associados. Research, Society and Development, v. 12, n. 1, p. e0812139183, 1 jan. 2023.
HAEUSSLEIN, L. et al. Relationship between social support and post-discharge mental health symptoms in mothers of preterm infants. Journal of Reproductive and Infant Psychology, v. 41, n. 3, p. 260–274, 27 maio 2023.
LANDIVAR, S. A. D. O.; NETTO, T. M. INTERVENÇÕES PSICOEDUCATIVAS PARA PACIENTES COM LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. CADERNOS DA FUCAMP, 2022.
MAYERS, A. et al. Supporting women who develop poor postnatal mental health: what support do fathers receive to support their partner and their own mental health? BMC Pregnancy and Childbirth, v. 20, n. 1, p. 359, 22 dez. 2020.
MCCARTHY, M.; HOUGHTON, C.; MATVIENKO-SIKAR, K. Women’s experiences and perceptions of anxiety and stress during the perinatal period: a systematic review and qualitative evidence synthesis. BMC Pregnancy and Childbirth, v. 21, n. 1, p. 811, 6 dez. 2021.
MCLEISH, J.; AYERS, S.; MCCOURT, C. Community-based perinatal mental health peer support: a realist review. BMC Pregnancy and Childbirth, v. 23, n. 1, p. 570, 9 ago. 2023.
MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. DE C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 17, n. 4, p. 758–764, dez. 2008.
MEURER RENNER, A. et al. Effectiveness of psychoeducation and emotion recognition training in women with postpartum depression: a preliminary study. Psicologia Argumento, v. 38, n. 99, p. 01, 10 abr. 2020.
MEURER RENNER, A. et al. Intervenção para mães com depressão pós-parto: protocolos de psicoeducação e treino para reconhecimento de emoção. Revista Psicologia em Pesquisa, v. 15, n. 2, 1 jul. 2021.
NOONAN, M. et al. Evaluation of the effectiveness of a video-based educational intervention on perinatal mental health related stigma reduction strategies for healthcare professionals: A single group pre-test-post-test pilot study. Midwifery, v. 136, p. 104089, set. 2024.
PARK, S. et al. Development and Evaluation of a Mindfulness-Based Mobile Intervention for Perinatal Mental Health: Randomized Controlled Trial. Journal of Medical Internet Research, v. 27, p. e56601, 17 jan. 2025.
RODRIGUES DA SILVA, C.; ALVES ARAÚJO, K.; PONCIANO OLIVEIRA, D. A importância do pré-natal psicológico e da atuação do psicólogo no cuidado com a saúde mental materna. Amazônia Science and Health, v. 11, n. 2, 2023.
RODRIGUES DE FREITAS, N. L. et al. A INFLUÊNCIA DOS TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS NO PERÍODO PUERPERAL. Revista Cedigma, v. 2, n. 4, p. 34–51, 10 out. 2024.
SANTOS, M. V. M. DOS et al. Assistência de enfermagem na saúde mental da mulher durante o ciclo gravídico-puerperal. Research, Society and Development, v. 11, n. 4, p. e40611426632, 22 mar. 2022.
SILVA, D. DE S. M. et al. A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO MÃE-BEBÊ NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Revista Acadêmica Saúde e Educação, 2023.
SILVA, T. A. G. DA; LEITE, M. F. VÍNCULO AFETIVO MATERNO: PROCESSO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL UMA REVISÃO DE LITERATURA. SALUSVITA, Bauru, 2020.
SILVA, J. DOS S.; OLIVEIRA, Â. M. T. DE; NASCIMENTO, L. S. DO. Saúde mental na gestação e no pós-parto com atuação do enfermeiro: Revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 13, n. 11, p. e119131147513, 18 nov. 2024.
SKOVBJERG, S. et al. Mindfulness-based stress reduction adapted to pregnant women with psychosocial vulnerabilities—a protocol for a randomized feasibility study in a Danish hospital-based outpatient setting. Pilot and Feasibility Studies, v. 7, n. 1, p. 118, 3 dez. 2021.
SKOVBJERG, S. et al. The effect of an adapted Mindfulness-Based Stress Reduction program on mental health, maternal bonding and birth outcomes in psychosocially vulnerable pregnant women: a study protocol for a randomized controlled trial in a Danish hospital-based outpatient setting. BMC Complementary Medicine and Therapies, v. 23, n. 1, p. 364, 14 out. 2023.
TAMBELLI, R.; TOSTO, S.; FAVIERI, F. Psychiatric Risk Factors for Postpartum Depression: A Systematic Review. Behavioral Sciences, v. 15, n. 2, p. 173, 7 fev. 2025.
TAVARES, D. et al. History of mental health problems moderates the association between partner support during childbirth and women’s mental health in the postpartum period. Midwifery, v. 144, p. 104359, maio 2025.
WILSON, C. A. et al. A global perspective: Access to mental health care for perinatal populations. Seminars in Perinatology, v. 48, n. 6, p. 151942, out. 2024.
ZARENEJAD, M. et al. The effect of mindfulness‐based stress reduction on maternal anxiety and self‐efficacy: A randomized controlled trial. Brain and Behavior, v. 10, n. 4, 11 abr.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cognitus Interdisciplinary Journal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.