EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO CONTEXTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.71248/8a4taq82

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde, Educação Popular, Participação Social, Promoção da Saúde, Sistema Único de Saúde

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar práticas de Educação Popular em Saúde desenvolvidas no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando compreender de que forma ações dialógicas e participativas contribuem para a construção de vínculos, a valorização dos saberes populares e o fortalecimento das políticas públicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, realizada a partir da análise temática de conteúdo de dez artigos científicos publicados entre 2022 e 2024, localizados nas bases PubMed, MEDLINE e Scopus, mediante uso de descritores padronizados e operadores booleanos. Os critérios de inclusão envolveram recortes temporais, idioma, aderência temática e clareza metodológica. Os resultados apontam que as práticas educativas pautadas na escuta, na ancestralidade, na arte e na tecnologia favorecem o protagonismo dos sujeitos, aproximando-os dos serviços e das ações de saúde. Conclui-se que a Educação Popular em Saúde se constitui como um dispositivo potente de transformação social, desde que inserida em processos horizontais, transdisciplinares e culturalmente sensíveis, reafirmando os princípios do SUS e contribuindo para a promoção de uma saúde integral, participativa e emancipadora.

Biografia do Autor

  • Julia Lajús Mendes Cella, Unicesumar

    Graduado em Medicina

  • Karen Cristina Pantoja Rezende , UEA/FUHAM

    Mestranda em Ciências Aplicadas à Dermatologia

  • Fernanda Pontes Carneiro , FADESA - Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia

    Graduanda em Enfermagem 

  • Sthéfany Almeida Alves , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Graduanda em Nutrição 

  • Henrique Mazzo Tavares, Unicentro (Guarapuava-PR)

    Graduando em Medicina 

  • Gustavo Francisco Santos da Silva , Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    Graduando em Medicina 

  • Thiago Andrade Vieira , FAMENE

    Graduada em Medicina

  • Rodrigo Jaguaribe Bezerra , Unichristus

    Graduado em Medicina

  • Isabelle Moreira Cavalcante, Idomed

    Graduanda em Medicina 

  • Luisa Lyra Rodrigues , UFRR

    Graduada em Medicina

Referências

BEZERRA, Raíra Kirlly Cavalcante; OLIVEIRA, Lucidio Clebeson de; SILVA, Jânia Maria Augusta da; LEMOS, Priscilla Ferreira; CARVALHO, Francisca Patrícia Barreto de. Prevalência de sarcopenia em idosos e sua associação com a ingestão de nutrientes dietéticos. Saúde e Pesquisa, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–16, 2023. DOI: 10.17765/2176-9206.2023v16n1.e11128. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/11128. Acesso em: 9 abr. 2025.

CASTRO, Vitória Régia Alencar de; SILVA, Giovanna da; ZUKOWSKY-TAVARES, Cristina. A cultura de paz na escola: projeto educativo com adolescentes em Juazeiro do Norte-CE. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas: v. 24 n. 2, 2023

DOMINGUES, Rachel Maria. Sou o que pareço, ainda assim não me conheço: articulações entre a Pedagogia Griô e o ensino de artes na Educação de Jovens e Adultos. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.

FEITOSA, Pedro Walisson Gomes et al. “Não, eu só rezo em criança”: benzedeiras e construções epistemológicas em saúde no Cariri cearense. ID on line. Revista de Psicologia, v. 16 n. 60, 2022.

NASCENTE, A. F. de O.; FINCATTO, Y.; MACHRY, V.; SOUZA DA SILVA, L.; ADAMI, E. EDUCAÇÃO EM SAÚDE FOCADO NA OBESIDADE: OBESITY-FOCUSED HEALTH EDUCATION. Professare, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e2971-e2971, 2023. DOI: 10.33362/professare.v12i1.2971. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/professare/article/view/2971. Acesso em: 9 abr. 2025.

OLIVEIRA, Gilson de Sousa; BERSAN, Ricardo Resende. Imprensa, educação e sociedade: diálogos a partir da perspectiva da educação popular. ID on line. Revista de Psicologia, v. 16 n. 60, 2022.

RAUPP, Ludimila; DE MELO BARROSO, Ana Cristal; CINANDES MARINO FRAGA, Andressa; MIGUEL RIBEIRO, Diene; SILVA DOS SANTOS, Giselle; SANTOS MAGALHÃES, Henrique; VASCONCELOS MESQUITA, Maria Paula; RODRIGUES SILVA , Maria Thereza. Educação em saúde entre universitários: unindo teoria e prática. Educação Online, Rio de Janeiro, Brasil, v. 19, n. 46, p. e24194613, 2024. DOI: 10.36556/eol.v19i46.1552. Disponível em: https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1552. Acesso em: 9 abr. 2025.

SANCHEZ, Eluane Mirian Santos; GROSSEMAN, Suely; SANCHES, Leida da Conceição. Quando a arte entra em sala: uma estratégia de ensino aprendizagem na graduação em saúde. Interfaces da Educação, 2022.

SONA, L.; BUENO, R. K.; BUENO, J. R.; EBLING, S. B. D.; STUDZINSKI, A. L. M.; EVALDT, R. de C. F. S. Aplicativo de dispositivo móvel como estratégia de acesso à informação no contexto de promoção e educação em saúde / Mobile device application as access strategy to information in the context of health promotion and education. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 4549–4567, 2022. DOI: 10.34119/bjhrv5n2-046. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/45297. Acesso em: 9 apr. 2025.

VALSOLER, Renan Lucas Carminatti et al. Capacitação dos agentes de saúde sobre o manejo correto da terapia insulínica nas unidades básica de saúde. Revista Extensão em Foco , v.9, n.2, 2021.

Downloads

Publicado

30.04.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO CONTEXTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS). (2025). Cognitus Interdisciplinary Journal, 2(2), 203-216. https://doi.org/10.71248/8a4taq82

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

41-50 de 52

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.