EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO CONTEXTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
DOI:
https://doi.org/10.71248/8a4taq82Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde, Educação Popular, Participação Social, Promoção da Saúde, Sistema Único de SaúdeResumo
Este artigo tem como objetivo analisar práticas de Educação Popular em Saúde desenvolvidas no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando compreender de que forma ações dialógicas e participativas contribuem para a construção de vínculos, a valorização dos saberes populares e o fortalecimento das políticas públicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, realizada a partir da análise temática de conteúdo de dez artigos científicos publicados entre 2022 e 2024, localizados nas bases PubMed, MEDLINE e Scopus, mediante uso de descritores padronizados e operadores booleanos. Os critérios de inclusão envolveram recortes temporais, idioma, aderência temática e clareza metodológica. Os resultados apontam que as práticas educativas pautadas na escuta, na ancestralidade, na arte e na tecnologia favorecem o protagonismo dos sujeitos, aproximando-os dos serviços e das ações de saúde. Conclui-se que a Educação Popular em Saúde se constitui como um dispositivo potente de transformação social, desde que inserida em processos horizontais, transdisciplinares e culturalmente sensíveis, reafirmando os princípios do SUS e contribuindo para a promoção de uma saúde integral, participativa e emancipadora.
Referências
BEZERRA, Raíra Kirlly Cavalcante; OLIVEIRA, Lucidio Clebeson de; SILVA, Jânia Maria Augusta da; LEMOS, Priscilla Ferreira; CARVALHO, Francisca Patrícia Barreto de. Prevalência de sarcopenia em idosos e sua associação com a ingestão de nutrientes dietéticos. Saúde e Pesquisa, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–16, 2023. DOI: 10.17765/2176-9206.2023v16n1.e11128. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/11128. Acesso em: 9 abr. 2025.
CASTRO, Vitória Régia Alencar de; SILVA, Giovanna da; ZUKOWSKY-TAVARES, Cristina. A cultura de paz na escola: projeto educativo com adolescentes em Juazeiro do Norte-CE. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas: v. 24 n. 2, 2023
DOMINGUES, Rachel Maria. Sou o que pareço, ainda assim não me conheço: articulações entre a Pedagogia Griô e o ensino de artes na Educação de Jovens e Adultos. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.
FEITOSA, Pedro Walisson Gomes et al. “Não, eu só rezo em criança”: benzedeiras e construções epistemológicas em saúde no Cariri cearense. ID on line. Revista de Psicologia, v. 16 n. 60, 2022.
NASCENTE, A. F. de O.; FINCATTO, Y.; MACHRY, V.; SOUZA DA SILVA, L.; ADAMI, E. EDUCAÇÃO EM SAÚDE FOCADO NA OBESIDADE: OBESITY-FOCUSED HEALTH EDUCATION. Professare, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e2971-e2971, 2023. DOI: 10.33362/professare.v12i1.2971. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/professare/article/view/2971. Acesso em: 9 abr. 2025.
OLIVEIRA, Gilson de Sousa; BERSAN, Ricardo Resende. Imprensa, educação e sociedade: diálogos a partir da perspectiva da educação popular. ID on line. Revista de Psicologia, v. 16 n. 60, 2022.
RAUPP, Ludimila; DE MELO BARROSO, Ana Cristal; CINANDES MARINO FRAGA, Andressa; MIGUEL RIBEIRO, Diene; SILVA DOS SANTOS, Giselle; SANTOS MAGALHÃES, Henrique; VASCONCELOS MESQUITA, Maria Paula; RODRIGUES SILVA , Maria Thereza. Educação em saúde entre universitários: unindo teoria e prática. Educação Online, Rio de Janeiro, Brasil, v. 19, n. 46, p. e24194613, 2024. DOI: 10.36556/eol.v19i46.1552. Disponível em: https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1552. Acesso em: 9 abr. 2025.
SANCHEZ, Eluane Mirian Santos; GROSSEMAN, Suely; SANCHES, Leida da Conceição. Quando a arte entra em sala: uma estratégia de ensino aprendizagem na graduação em saúde. Interfaces da Educação, 2022.
SONA, L.; BUENO, R. K.; BUENO, J. R.; EBLING, S. B. D.; STUDZINSKI, A. L. M.; EVALDT, R. de C. F. S. Aplicativo de dispositivo móvel como estratégia de acesso à informação no contexto de promoção e educação em saúde / Mobile device application as access strategy to information in the context of health promotion and education. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 4549–4567, 2022. DOI: 10.34119/bjhrv5n2-046. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/45297. Acesso em: 9 apr. 2025.
VALSOLER, Renan Lucas Carminatti et al. Capacitação dos agentes de saúde sobre o manejo correto da terapia insulínica nas unidades básica de saúde. Revista Extensão em Foco , v.9, n.2, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cognitus Interdisciplinary Journal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.