CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA SOBRE  O ATENDIMENTO PEDIÁTRICO DE PACIENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ESTUDO TRANSVERSAL  Talvez trocar por: DESAFIOS NO ATENDIMENTO DE PACIENTES COM TEA: ESTUDO TRANSVERSAL

Autores

  • Veridiana Pereira de Sá de Freitas Universidade Franciscana Autor
  • Luisa Comerlato Jardim TDra. Cirurgia e Taumatologia Bucomaxilo Facial – UFN Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7113-7651 Comerlato Jardim TDra. Cirurgia e Taumatologia Bucomaxilo Facial – UFN UFN - RS Autor https://orcid.org/0000-0001-7113-7651

DOI:

https://doi.org/10.71248/tzxvn983

Palavras-chave:

Educação em saúde; Espectro Autista; Formação profissional; Transtorno do Odontologia.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento marcada por dificuldades de comunicação, interação social e padrões repetitivos de comportamento. Sua prevalência crescente impõe desafios à Odontologia, como hipersensibilidade sensorial, resistência a mudanças e risco aumentado de agravos bucais. No entanto, a formação acadêmica ainda apresenta lacunas no preparo para esse atendimento. Este estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento e as percepções de estudantes de Odontologia sobre o manejo de pacientes com TEA. Trata-se de um estudo transversal, cuja coleta de dados foi feita através de questionários estruturados aplicados a discentes da Universidade Franciscana (UFN) entre o 5º e o 10º semestre. Foi realizada análise estatística pelo teste Qui-quadrado (p<0,05).

Foram incluídos 108 alunos. Os resultados mostraram baixa experiência prática (12,9%) e autopercepção média de preparo de 4,8/10. As principais barreiras foram a falta de vivência prática (77%) e de conteúdo teórico (62%). Apesar da insegurança (58%) e ansiedade (64%), sentimentos de empatia (49%) e satisfação profissional (43%) também se destacaram. A maioria (72%) reconheceu a necessidade de preparo básico de todo cirurgião-dentista para o atendimento de pacientes com  . Conclui-se que há fragilidades significativas na formação odontológica para o manejo de indivíduos com TEA, reforçando a importância de reformas curriculares e da utilização de materiais educativos complementares, como a cartilha desenvolvida,  para promover uma prática mais inclusiva e humanizada.

Biografia do Autor

  • Luisa Comerlato Jardim TDra. Cirurgia e Taumatologia Bucomaxilo Facial – UFN Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7113-7651 Comerlato Jardim TDra. Cirurgia e Taumatologia Bucomaxilo Facial – UFN , UFN - RS

    Dra. em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo Facial – UFN 

Referências

ALJUBOUR, Ala et al. Effect of Culturally Adapted Dental Visual Aids on Oral Hygiene Status during Dental Visits in Children with Autism Spectrum Disorder: A Randomized Clinical Trial. Children, v. 9, n. 5, p. 666, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3390/children9050666. Acesso em: 15 jun. 2025.

ALSHERHI, Mustafa; ALGHAMDI, Najla. Oral health findings and evaluation among autistic children in Saudi Arabia. International Journal of Science and Research Archive, v. 9, n. 2, p. 0595-0604, 2023.

AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRIC DENTISTRY. Guideline on Management of Pediatric Patients with Autism Spectrum Disorders. The Reference Manual of Pediatric Dentistry, Chicago, v. 45, n. 6, p. 273-282, 2023.

CERMAK, Sharon A.; CURTIN, C.; BANDINI, L. G. Food selectivity and sensory sensitivity in children with autism spectrum disorders. Journal of the American Dietetic Association, v. 110, n. 12, p. 1881-1889, 2010.

CIRIO, Silvia et al. Use of Visual Pedagogy to Help Children with ASDs Facing the First Dental Examination: A Randomized Controlled Trial. Children, v. 9, n. 2, p. 195, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3390/children9020195. Acesso em: 15 jun. 2025.

CZORNOBAY, Andressa Mafeis Cardoso et al. Atendimento odontológico de pacientes com necessidades especiais: desafios na formação acadêmica. Revista da ABENO, v. 17, n. 1, p. 20-28, jan./abr. 2017.

DIEKAMP, Max et al. Restoration of an Upper Anterior Tooth in an Adolescent with Autism Spectrum Disorder—A Student Case Report. Children, v. 7, n. 11, p. 237, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/children7110237. Acesso em: 15 jun. 2025.

EADES, Demi et al. Conhecimento, experiência e confiança de profissionais da odontologia do Reino Unido no tratamento de pacientes com autismo. BDJ, v. 227, n. 6, p. 504-508, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1038/s41415-019-0786-5. Acesso em: 15 jun. 2025.

GRANATA, Concetta M. Dental care for patients with autism spectrum disorder: a review of the literature. Journal of Clinical Pediatric Dentistry, v. 42, n. 2, p. 83-89, 2018.

HASELL, Sara; HUSSAIN, Ahmed; DA SILVA, Keith. The Oral Health Status and Treatment Needs of Pediatric Patients Living with Autism Spectrum Disorder: A Retrospective Study. Cureus, v. 14, n. 1, e21061, 2022. Disponível em: https://www.cureus.com/articles/84318-the-oral-health-status-and-treatment-needs-of-pediatric-patients-living-with-autism-spectrum-disorder-a-retrospective-study. Acesso em: 15 jun. 2025.

JABER, M. A. Dental caries and periodontal disease in children with autism spectrum disorder: a systematic review. Journal of Clinical Pediatric Dentistry, v. 43, n. 4, p. 221-227, 2019.

JÚNIOR, A. F. S. et al. Oral health status of children and adolescents with autism spectrum disorder: a systematic review and meta-analysis. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 50, n. 10, p. 3705-3717, 2020.

LYNCH, M. et al. Preparedness of Dentists to Manage Anxiety in Developmentally Disabled Patients. International Journal of Dentistry, v. 2023, p. 1903411, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1155/2023/1903411. Acesso em: 15 jun. 2025.

MANSOOR, S. et al. Barriers to dental care for children with autism spectrum disorder in Brazil. Special Care in Dentistry, v. 38, n. 6, p. 421-428, 2018.

MATTEUCCI, Marissa et al. Remote Training of Dental Students and Professionals to Promote Cooperative Behavior in Patients with Intellectual and Developmental Disabilities. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 52, n. 4, p. 1779-1789, 2022.

MURSHID, Ebtissam Z. Dental knowledge of educators and healthcare providers working with children with autism spectrum disorders. Journal of Clinical Pediatric Dentistry, v. 39, n. 4, p. 343-349, 2015.

MURSHID, M. et al. Effectiveness of desensitization protocols in reducing anxiety and challenging behaviors during dental treatment in children with autism spectrum disorder: a systematic review. Journal of Clinical Pediatric Dentistry, v. 47, n. 2, p. 101-110, 2023.

NUR, Arnela et al. The Development of Psycho-educational Module of Dental Management for Primary Caregivers and Teachers of Autism Children: A Qualitative Study in Special Region of Yogyakarta, Indonesia. Dental Journal, v. 55, n. 4, p. 207-214, 2022. Disponível em: https://e-journal.unair.ac.id/MKG/article/view/36421. Acesso em: 15 jun. 2025.

OCANTO, Romer et al. The development and implementation of a training program for pediatric dentistry residents working with patients diagnosed with ASD in a special needs dental clinic. Journal of Dental Education, v. 84, n. 4, p. 397-404, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1002/jdd.12049. Acesso em: 15 jun. 2025.

OLIVEIRA, A. C.; DA ROCHA, M. J. C. Dental care for patients with autism spectrum disorder: a review of the literature. Journal of Clinical Pediatric Dentistry, v. 45, n. 3, p. 153-160, 2021.

PRADO, A. P. M.; OLIVEIRA, A. C. Percepção de estudantes de Odontologia sobre a formação acadêmica no atendimento a pacientes com necessidades especiais. HU Revista, v. 45, n. 3, p. 1-9, jul./set. 2019.

SHAWHNA, Ramzi et al. Are medical students in Palestine adequately trained to care for individuals with autism spectrum disorders? A multicenter cross-sectional study of their familiarity, knowledge, confidence, and willingness to learn. BMC Medical Education, v. 21, n. 1, p. 1-13, 2021.

SILVA, R. A. et al. Efficacy of visual aids and gradual desensitization in improving cooperation during dental treatment in children with autism spectrum disorder: a randomized controlled trial. Journal of Clinical Pediatric Dentistry, v. 46, n. 1, p. 33-40, 2022.

SHEARER, S. H. K.; SHEARER, D. K. Autism spectrum disorder in a dental office - a review. 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/356538965_Autism_Spectrum_Disorder_in_a_Dental_Office_-_A_Review. Acesso em: 15 jun. 2025.

Downloads

Publicado

10.11.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA SOBRE  O ATENDIMENTO PEDIÁTRICO DE PACIENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ESTUDO TRANSVERSAL  Talvez trocar por: DESAFIOS NO ATENDIMENTO DE PACIENTES COM TEA: ESTUDO TRANSVERSAL. (2025). Cognitus Interdisciplinary Journal, 2(3), 820-847. https://doi.org/10.71248/tzxvn983

Artigos Semelhantes

1-10 de 130

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.