FERRAMENTA EDUCATIVA PARA O ENSINO ODONTOLÓGICO: CARTILHA SOBRE O ATENDIMENTO A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Veridiana Pereira de Sá de Freitas Universidade Franciscana Autor
  • Luisa Comerlato Jardim UFN - RS Autor

DOI:

https://doi.org/10.71248/2hjnrp48

Palavras-chave:

Autismo; Odontologia; Pacientes Especiais; Educação em Saúde; Produto Técnico.

Resumo

O atendimento odontológico de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) representa um desafio para profissionais e estudantes, devido às características comportamentais, comunicacionais e sensoriais desses pacientes. A formação acadêmica em Odontologia, no entanto, ainda apresenta lacunas na preparação para esse público específico. Assim, este trabalho apresenta como produto técnico a elaboração de uma cartilha voltada a estudantes de Odontologia, com orientações práticas e científicas para o manejo clínico do paciente infantil com TEA. A cartilha foi estruturada a partir de levantamento bibliográfico atualizado e organizada em seções temáticas: compreensão do TEA, desafios comuns no atendimento odontológico, preparação do ambiente e da equipe, estratégias comportamentais, adaptações clínicas, higiene bucal domiciliar e relatos de casos de sucesso. O material busca aliar conhecimento científico e linguagem acessível, promovendo uma ferramenta de apoio para a formação acadêmica e incentivando práticas inclusivas na Odontologia. Espera se que a cartilha contribua para maior segurança dos estudantes no atendimento e para a construção de um cuidado mais humanizado e eficiente voltado à população autista.

Referências

AAPD. American Academy of Pediatric Dentistry. Guideline on Management of Pediatric Patients with Autism Spectrum Disorders. The Reference Manual of Pediatric Dentistry, Chicago, v. 45, n. 6, p. 273-282, 2023.

BLOMQVIST, M. et al. Oral health in children with autism spectrum disorders: a systematic review. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 45, n. 11, p. 3720-3731, 2015.

CERMAK, S. A.; CURTIN, C.; BANDINI, L. G. Food selectivity and sensory sensitivity in children with autism spectrum disorders. Journal of the American Dietetic Association, v. 110, n. 12, p. 1881-1889, 2010.

GRANATA, C. M. Dental care for patients with autism spectrum disorder: a review of the literature. Journal of Clinical Pediatric Dentistry, v. 42, n. 2, p. 83-89, 2018.

JABER, M. A. Dental caries and periodontal disease in children with autism spectrum disorder: a systematic review. Journal of Clinical Pediatric Dentistry, v. 43, n. 4, p. 221-227, 2019.

JÚNIOR, A. F. S. et al. Oral health status of children and adolescents with autism spectrum disorder: a systematic review and meta-analysis. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 50, n. 10, p. 3705-3717, 2020.

MANSOOR, S. et al. Barriers to dental care for children with autism spectrum disorder in Brazil. Special Care in Dentistry, v. 38, n. 6, p. 421-428, 2018.

MARSHALL, T. A. et al. Dental caries and diet in children with autism spectrum disorders. Journal of the American Dental Association, v. 141, n. 10, p. 1221-1228, 2010.

MURSHID, M. et al. Effectiveness of desensitization protocols in reducing anxiety and challenging behaviors during dental treatment in children with autism spectrum disorder: a systematic review. Journal of Clinical Pediatric Dentistry, v. 47, n. 2, p. 101-110, 2023.

OLIVEIRA, A. C.; DA ROCHA, M. J. C. Dental care for patients with autism spectrum disorder: a review of the literature. Journal of Clinical Pediatric Dentistry, v. 45, n. 3, p. 153-160, 2021.

RODRÍGUEZ, A. et al. Interdisciplinary approach to dental care for children with autism spectrum disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 51, n. 7, p. 2567-2578, 2021.

SILVA, R. A. et al. Efficacy of visual aids and gradual desensitization in improving cooperation during dental treatment in children with autism spectrum disorder: a randomized controlled trial. Journal of Clinical Pediatric Dentistry, v. 46, n. 1, p. 33- 40, 2022.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Autism spectrum disorders. Geneva: WHO, 2023. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/autism-spectrum disorders. Acesso em: 14 set. 2025.

Downloads

Publicado

10.11.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FERRAMENTA EDUCATIVA PARA O ENSINO ODONTOLÓGICO: CARTILHA SOBRE O ATENDIMENTO A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. (2025). Cognitus Interdisciplinary Journal, 2(3), 810-819. https://doi.org/10.71248/2hjnrp48

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1-10 de 130

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.