PERCENTUAL DE INTERNAÇÕES HOSPITALAR POR ACIDENTES PREVALENTES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA NO PERÍODO DE 2022 A 2023
DOI:
https://doi.org/10.71248/q5nvry41Palabras clave:
Criança, Prevenção de acidentes, Causas externasResumen
O estudo teve como objetivo descrever o perfil das internações por acidentes prevalentes na infância e adolescência. Trata-se de uma pesquisa epidemiológica do tipo ecológico, com caráter descritivo e abordagem quantitativa, utilizando dados secundários do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), acessados por meio da plataforma TABNET, do DATASUS. Os resultados foram organizados em gráficos e tabelas elaboradas no Excel. Verificou-se que os principais tipos de acidentes que levaram à hospitalização foram as quedas e os acidentes de trânsito, com maior ocorrência entre indivíduos do sexo masculino. Os afogamentos apresentaram menor frequência de notificações. Conclui-se que a prevenção é essencial para a redução da morbimortalidade por causas externas em crianças e adolescentes, sendo necessário o fortalecimento de ações educativas e de vigilância.
Referencias
BITTENCOURT, S. A.; CAMACHO, L. A. B.; LEAL, M. C. O Sistema de Informação Hospitalar e sua aplicação na saúde coletiva. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, p. 19–30, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2006000100003.
BRASIL. Ministério da Saúde. Acidentes na infância: 90% podem ser evitados com medidas simples de prevenção. Brasília: Ministério da Saúde, 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Caderneta da Criança: Menino. 2. ed. Brasília: Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, 2020. p. 59–64.
BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério alerta para prevenção de acidentes domésticos envolvendo crianças. Brasília: Ministério da Saúde, 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente. Brasília: Ministério da Saúde, 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Tecnologia da Informação a serviço do SUS - DATASUS: Acidentes de Transporte – Notificações registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN Net. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?sinannet/animaisp/bases/animaisbrnet.def. Acesso em: 27 mar. 2024.
FERNANDES, F. M. F. de À. et al. Queimaduras em crianças e adolescentes: caracterização clínica e epidemiológica. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 33, n. 4, p. 133–141, dez. 2012.
FILÓCOMO, Fernanda Rocha Fodor et al. Perfil dos acidentes na infância e adolescência atendidos em um hospital público. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 30, p. 287–294, 2017.
HIRATA, Alexandre; ZAMATARO, Tania. Afogamento. São Paulo: Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, SPSP, 2020.
LISBOA, Camila Patricia Rauber et al. A gravidade das lesões e regiões corporais em crianças vítimas de acidentes de trânsito: revisão sistemática.Ciências da Saúde, v. 9, n. 1, p. 93–103, 2023.
SILVA, E. A. et al. Caracterização das hospitalizações por causas externas em uma unidade de terapia intensiva pediátrica. Revista da Sociedade Brasileira de Enfermagem Pediátrica, v. 21, n. 1, p. 15–21, 2021. Disponível em: https://journal.sobep.org.br/article/caracterizacao-das-hospitalizacoes-por-causas-externas-em-uma-unidade-de-terapia-intensiva-pediatrica/. Acesso em: 18 set. 2025.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Cognitus Interdisciplinary Journal

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.