PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE E PROMOÇÃO DO CUIDADO CARDIOVASCULAR: O PAPEL DA ATENÇÃO BÁSICA NA PREVENÇÃO DE AGRAVOS CRÔNICOS

Autores

  • Elis Alves de Azevedo UNIFAVIP|Wyden – Caruaru – PE Autor
  • Elton Vinícius Araújo do Nascimento UNIFAVIP|Wyden – Caruaru – PE Autor
  • Maria Roberta da Silva Centro Universitário do Vale do Ipojuca – UNIFAVIP|Wyden, Caruaru – PE Autor
  • José Cláudio da Silva Junior UNIFAVIP|Wyden Autor https://orcid.org/0009-0006-5148-1299

DOI:

https://doi.org/10.71248/evtf6t53

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Doenças Cardiovasculares, Educação em Saúde, Protocolos Clínicos, Promoção da Saúde, Sistema Único de Saúde

Resumo

O presente estudo analisou o papel das práticas educativas em saúde na promoção do cuidado cardiovascular e na prevenção de agravos crônicos na Atenção Primária à Saúde. Por meio de revisão narrativa da literatura, foram selecionados artigos nacionais e documentos oficiais que abordam estratégias educativas, tecnologias aplicadas e protocolos assistenciais voltados ao fortalecimento do autocuidado e à melhoria de indicadores cardiovasculares. Os resultados evidenciam que ações educativas estruturadas, conduzidas por equipes multiprofissionais, favorecem a compreensão dos fatores de risco, a adesão a tratamentos e a construção de hábitos saudáveis, tanto em ambientes clínicos quanto comunitários. A integração entre políticas públicas, protocolos assistenciais e estratégias intersetoriais, incluindo escolas e associações comunitárias, mostrou-se fundamental para o alcance de resultados consistentes e sustentáveis. A incorporação de tecnologias educacionais complementa as práticas tradicionais, ampliando o alcance e a participação dos usuários. Em síntese, a educação em saúde cardiovascular representa uma ferramenta estratégica para a prevenção primária, fortalecendo a autonomia dos pacientes, promovendo qualidade de vida e consolidando práticas de cuidado centradas na comunidade e no Sistema Único de Saúde.

Biografia do Autor

  • Elis Alves de Azevedo, UNIFAVIP|Wyden – Caruaru – PE

    Acadêmica do Curso de Enfermagem

  • Elton Vinícius Araújo do Nascimento, UNIFAVIP|Wyden – Caruaru – PE

     

    Acadêmico do Curso de Enfermagem

  • Maria Roberta da Silva, Centro Universitário do Vale do Ipojuca – UNIFAVIP|Wyden, Caruaru – PE

     

    Pós-graduada em Gestão em Enfermagem e Auditoria em Saúde

  • José Cláudio da Silva Junior, UNIFAVIP|Wyden

    Docente UNIFAVIP|Wyden, Mestrando em Ciências com ênfase em Saúde, pelo PPGSDS – UPE, Garanhuns – PE, Pós-graduado em Saúde Pública com ênfase em Vigilância, Saúde Mental, Enfermagem do Trabalho e Enfermagem em Dermatologia, Pós-graduando em Planejamento e Gestão de Serviços de Saúde e Saúde de Povos Indígenas.

     

Referências

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Publicado

31.10.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE E PROMOÇÃO DO CUIDADO CARDIOVASCULAR: O PAPEL DA ATENÇÃO BÁSICA NA PREVENÇÃO DE AGRAVOS CRÔNICOS. (2025). Cognitus Interdisciplinary Journal, 2(3), 762-771. https://doi.org/10.71248/evtf6t53

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