DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PLASTICIDADE CEREBRAL: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA PARA A SAÚDE NEUROLÓGICA E FUNCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.71248/2ea25y86Palabras clave:
Desenvolvimento, Fisiologia, Infantil, PlasticidadeResumen
O desenvolvimento infantil é um processo contínuo que envolve crescimento físico, maturação neurológica e aquisição de habilidades. A plasticidade cerebral permite que o cérebro se modifique em resposta a estímulos e experiências, sendo acentuada nos primeiros anos de vida. O estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento infantil e a plasticidade cerebral, com ênfase na importância dos primeiros anos de vida para a saúde neurológica e funcional. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada no ano de 2025, por meio de consultas às bases de dados LILACS, MEDLINE e PubMed. A plasticidade cerebral é mais intensa nos primeiros anos de vida, sendo influenciada por fatores como estímulos sensoriais, afetivos, nutrição, sono e ambiente socioeconômico. Experiências precoces enriquecidas promovem o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor, enquanto adversidades podem gerar impactos duradouros. Intervenções precoces, ambientes afetivos e educação infantil de qualidade mostram-se essenciais para potencializar o desenvolvimento. Conclui-se que, a estimulação precoce, aliada a políticas públicas eficazes, pode minimizar os impactos de adversidades. Investimentos em saúde, educação e apoio familiar são essenciais para promover equidade no desenvolvimento.
Referencias
ALMOHALHA, Lucieny; CESÁRIO, Beatriz. Estratégias e recursos empregados por terapeutas ocupacionais na estimulação precoce. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO, v. 7, n. 4, 9 dez. 2023.
AMORIM, Katia de Souza et al. CONTINUANDO O DEBATE SOBRE CUIDADO E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA. Teoria e Prática da Educação, v. 23, n. 1, p. 22–35, 11 ago. 2020.
ARAÚJO, Bruna Cândido; GERZSON, Laís Rodrigues; ALMEIDA, Carla Skilhan de. Aspectos avaliativos do desenvolvimento infantil na atenção básica: uma revisão integrativa. Arquivos de Ciências da Saúde, v. 27, n. 1, p. 56, 4 nov. 2020.
ARCANJO, Cláudio Firmino; SILVA, Elder Oliveira; FERREIRA, Suelen dos Santos. NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: NOVA PERCEPÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. [S.l.]: Editora Científica Digital, 2020.
BARBOSA, Yandara Cardoso et al. Desenvolvimento motor em prematuros acompanhados pelo programa de estimulação precoce: revisão integrativa / Motor development in premature infants followed by the early stimulation program: integrative review. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 5, p. 35920–35929, 10 maio 2022.
BENEVIDES, Amanda Balbinot et al. O PAPEL DOS FATORES AMBIENTAIS NO DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO INFANTIL. Revista ft, v. 28, maio 2024.
CAINELLI, Elisa; STRAMUCCI, Giulia; BISIACCHI, Patrizia. A light in the darkness: Early phases of development and the emergence of cognition. Developmental Cognitive Neuroscience, v. 72, p. 101527, abr. 2025.
DANTAS, Ianka da Silva Dantas,; SILVA, Fabrícia Gomes da; JUNIOR, Agenor Sousa Silva. Pesquisa em Desenvolvimento Infantil: Influência Ambiental na Perspectiva da Epigenética. Conexão ComCiência, v. 1, n. 5, 13 jan. 2025.
DAVIDSON, Richard J. Childhood Adversity and the Brain: Harnessing the Power of Neuroplasticity. Biological Psychiatry, v. 90, n. 3, p. 143–144, ago. 2021.
DIAS, Edlaine Ronconi de Abreu et al. DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE E O STATUS DA APRENDIZAGEM INFANTIL. ARACÊ, v. 6, n. 4, p. 18754–18782, 27 dez. 2024.
FAÉ, Sandra; ARMELIN, Miriam. A conexão entre economia solidária e direitos humanos. Direitos Humanos no Brasil, p. 120–128, 2024.
PAMPLONA, Reinaldo Fernandes Pains et al. Matriciamento em saúde mental como método potencializador da avaliação do desenvolvimento infantil: relato de experiência. Health Residencies Journal - HRJ, v. 3, n. 16, p. 261–272, 12 jul. 2022.
FOREST, Tess Allegra; AMSO, Dima. Neurodevelopment of Attention, Learning, and Memory Systems in Infancy. Annual Review of Developmental Psychology, v. 5, n. 1, p. 45–65, 11 dez. 2023.
GABRIEL, Aline Maria da Silva et al. A IMPORTÂNCIA DA PRIMEIRA INFÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO . Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG, 2025.
GNANNI, A. C. C. et al. A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES PARENTAIS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA INFÂNCIA. In: Vigilância do Desenvolvimento Infantil Típico e Neurodiverso: conceituação e processos inclusivos - Volume2. [S.l.]: Editora Científica Digital, 2024. p. 28–46.
GROOT, Eline R. de; DUDINK, Jeroen; AUSTIN, Topun. Sleep as a driver of pre- and postnatal brain development. Pediatric Research, v. 96, n. 6, p. 1503–1509, 3 nov. 2024.
HO, Tiffany C.; KING, Lucy S. Mechanisms of neuroplasticity linking early adversity to depression: developmental considerations. Translational Psychiatry, v. 11, n. 1, p. 517, 9 out. 2021.
LIMA, Maria do Carmo Gonçalves da Silva. PLASTICIDADE NEURAL, NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: AS BASES DO APRENDIZADO. Arquivos do Mudi, v. 24, n. 2, p. 30–41, 1 set. 2020.
MARGOLIS, Emma T.; GABARD‐DURNAM, Laurel J. Prenatal influences on postnatal neuroplasticity: Integrating DOHaD and sensitive/critical period frameworks to understand biological embedding in early development. Infancy, v. 30, n. 1, 6 jan. 2025.
MARTELLA, Giuseppina. Molecular Mechanisms of Synaptic Plasticity 2.0: Dynamic Changes in Neurons Functions, Physiological and Pathological Process. International Journal of Molecular Sciences, v. 24, n. 16, p. 12685, 11 ago. 2023.
NICKERSO, Charlotte. Critical Period In Brain Development and Childhood Learning. Disponível em: <https://www.simplypsychology.org/critical-period.html?utm_source>. Acesso em: 27 maio. 2025.
PANNETON, Robin et al. Plasticity in older infants’ perception of phonetic contrasts: The role of selective attention in context. Infancy, v. 30, n. 1, 27 jan. 2025.
RAYMUNDO, Lais Soares; ALMEIDA, Andressa de Oliveira. A Escala Bayley-III para a avaliação e intervenção do desenvolvimento infantil em equipe transdisciplinar. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 23, n. 11, p. e14327, 30 nov. 2023.
SANTANA, LUARA ALVES DE. IMPLICAÇÕES DO DIAGNÓSTICO PRECOCE E TARDIO EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO ESPECÍFICO DE APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA . UNILEÃO, 2021.
SILVA, Anny Patrícia Silva da et al. Elaboração de um chaveiro sensorial para estimulação precoce de neonatos em unidade de cuidados intermediários: relato de experiência. REVISTA DELOS, v. 18, n. 63, p. e3593, 13 jan. 2025.
SILVA, Danúbia Carvalho Pereira; FERRAZ, Paloma Silva Rodrigues; AZEVEDO, Gilson Xavier de. A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE E DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL . REEDUC, v. 7, 2021.
SOUSA, L. M. M. et al. Metodologia de Revisão Integrativa da Literatura em Enfermagem. Revista Investigação Enfermagem, 2017.
TANCREDI, Cleunice Carvalho da Rosa et al. O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 1, p. 1801–1813, 25 fev. 2022.
TIDDIA, Gianmarco; SERGI, Luca; GOLOSIO, Bruno. A theoretical framework for learning through structural plasticity. Arxiv, 2024.
TOMÉ, SABRINA DOS SANTOS. EXPERIÊNCIAS ADVERSAS NA INFÂNCIA ENTRE CRIANÇAS DE ALTO RISCO . UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE – UNICENTRO, 2023.
TOOLEY, Ursula A.; BASSETT, Danielle S.; MACKEY, Allyson P. Environmental influences on the pace of brain development. Nature Reviews Neuroscience, v. 22, n. 6, p. 372–384, 28 jun. 2021.
TURK-BROWNE, Nicholas B.; ASLIN, Richard N. Infant neuroscience: how to measure brain activity in the youngest minds. Trends in Neurosciences, v. 47, n. 5, p. 338–354, maio 2024.
TYMOFIYEVA, Olga; GASCHLER, Robert. Training-Induced Neural Plasticity in Youth: A Systematic Review of Structural and Functional MRI Studies. Frontiers in Human Neuroscience, v. 14, 18 jan. 2021.
VALVERDE, Bianca Beraldo dos Reis; JURDI, Andréa Perosa Saigh. Análise das Relações entre Intervenção Precoce e Qualidade de Vida Familiar1. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 26, n. 2, p. 283–298, jun. 2020.
VIEIRA, Franjefferson de Sousa et al. ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE MENTAL INFANTIL: A ATUAÇÃO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA DETECÇÃO PRECOCE E NO CUIDADO INTEGRAL. Cognitus Interdisciplinary Journal, v. 2, n. 2, p. 126–136, 16 abr. 2025.
ZELAZO, Philip David. Executive Function and Psychopathology: A Neurodevelopmental Perspective. Annual Review of Clinical Psychology, v. 16, n. 1, p. 431–454, 7 maio 2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Cognitus Interdisciplinary Journal

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.