AS TECNOLOGIAS E AS APLICAÇÕES PARA O ENSINO À DISTÂNCIA: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) E SUA CORRELAÇÃO COM A TEORIA DA ATIVIDADE (TA)
DOI:
https://doi.org/10.71248/7yrwpe26Palabras clave:
Educação, tecnologias educacionais, teorias clássicasResumen
Neste artigo metodologicamente teórico, apresentamos as tecnologias e aplicações da Inteligência Artificial (IA) no ensino à distância (EaD), como um modelo descritivo que pode ser correlacionado com a Teoria da Atividade (TA). Desse modo, a TA tem potencial para elucidar como acontece o aprendizado à distância de Ciências. Para isso, definimos e discutimos as principais vantagens e os desafios da IA no ensino à distância que balizam a TA. Posteriormente, construímos um quadro que apresenta uma aproximação entre os conceitos da TA de Leontiev, e a sua aproximação com a IA no ensino à distância de Ciências. Com o objetivo de mostrar que muito daquilo que inovamos atualmente tem relação com as teorias clássicas, e que transcendem os tempos. O objetivo é analisar as principais tecnologias de IA utilizadas no EaD e correlacionar com a Teoria da Atividade de Leontiev. A metodologia adotada inclui uma revisão bibliográfica abrangente de artigos científicos, relatórios técnicos e estudos de caso. Constatou-se que a IA pode personalizar e otimizar a experiência de aprendizagem, promovendo maior eficiência e acessibilidade. No entanto, questões éticas, privacidade, segurança e dependência tecnológica são limitações significativas. E que podem pontuar como o professor de Ciências a utilizar a Inteligência Artificial a seu favor à luz da Teoria da Atividade
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