CLÍNICA UROLÓGICA FEMININA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DA VIVÊNCIA PRÁTICA PARA ESTUDANTES DE MEDICINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.71248/h0kvd260

Palavras-chave:

Educação Médica, Urologia

Resumo

Este estudo descreve o atendimento de mulheres em ambulatório de urologia e sua relação com o desenvolvimento de competências em estudantes de medicina do oitavo período do Centro Universitário UniFacid IDOMED. Trata-se de um relato de experiência baseado nos atendimentos supervisionados realizados entre agosto e outubro de 2024, utilizando a metodologia de Registro Médico Orientado por Problemas. A análise fundamentou-se em teorias do ensino médico para avaliar o impacto na formação acadêmica. No período, 14 mulheres foram atendidas (16,27% dos casos), sendo 50% com incontinência urinária, predominando aquelas acima de 40 anos e com múltiplas gestações. Os alunos inicialmente observaram os professores e, posteriormente, realizaram atendimentos supervisionados, aplicando a Teoria da Aprendizagem Experiencial. A condução de exames físicos e a formulação de diagnósticos basearam-se na Aprendizagem Situada, enquanto a construção de planos terapêuticos em equipe favoreceu a comunicação ativa e a reflexão crítica, alinhando-se ao Modelo de Competências em Educação Médica. Conclui-se que, embora os atendimentos em urologia feminina tenham sido reduzidos, o cenário permitiu o desenvolvimento de competências médicas. Estudos futuros devem explorar diferentes contextos e períodos mais longos para avaliar o impacto dessas estratégias.

Biografia do Autor

  • Josie Haydée Lima Ferreira Paranaguá, Centro Universitário UniFacid IDOMED

    Acadêmica de Medicina

  • Rennan Rocha Monteiro, Centro Universitário UniFacid IDOMED

    Acadêmico de Medicina

  • Luís Alberto de Sousa Rodrigues, Centro Universitário UniFacid IDOMED

    Acadêmico de Medicina

  • Yago Felipe Nascimento de Almeida, Centro Universitário UniFacid IDOMED

    Acadêmico de Medicina

  • Marcos Castelo Branco de Deus, Centro Universitário UniFacid IDOMED

    Acadêmica de Medicina

  • Márcio Victor Cavalcante Borges Leal, Centro Universitário UniFacid IDOMED

    Acadêmico de Medicina

  • Sara Machado Miranda Leal Barbosa, Centro Universitário UniFacid IDOMED

    Acadêmica de Medicina

  • Carlos Eduardo Lima Alencar, Centro Universitário UniFacid IDOMED

    Acadêmico de Medicina

  • Paula Fernanda Silva Moura Machado, Centro Universitário UniFacid IDOMED

    Acadêmica de Medicina

  • Djalma Ribeiro Costa, Centro Universitário UniFacid IDOMED

    Mestrado em Medicina

Referências

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Publicado

30.03.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CLÍNICA UROLÓGICA FEMININA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DA VIVÊNCIA PRÁTICA PARA ESTUDANTES DE MEDICINA. (2025). Cognitus Interdisciplinary Journal, 2(2), 1-9. https://doi.org/10.71248/h0kvd260

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