CLÍNICA UROLÓGICA FEMININA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DA VIVÊNCIA PRÁTICA PARA ESTUDANTES DE MEDICINA
DOI:
https://doi.org/10.71248/h0kvd260Palavras-chave:
Educação Médica, UrologiaResumo
Este estudo descreve o atendimento de mulheres em ambulatório de urologia e sua relação com o desenvolvimento de competências em estudantes de medicina do oitavo período do Centro Universitário UniFacid IDOMED. Trata-se de um relato de experiência baseado nos atendimentos supervisionados realizados entre agosto e outubro de 2024, utilizando a metodologia de Registro Médico Orientado por Problemas. A análise fundamentou-se em teorias do ensino médico para avaliar o impacto na formação acadêmica. No período, 14 mulheres foram atendidas (16,27% dos casos), sendo 50% com incontinência urinária, predominando aquelas acima de 40 anos e com múltiplas gestações. Os alunos inicialmente observaram os professores e, posteriormente, realizaram atendimentos supervisionados, aplicando a Teoria da Aprendizagem Experiencial. A condução de exames físicos e a formulação de diagnósticos basearam-se na Aprendizagem Situada, enquanto a construção de planos terapêuticos em equipe favoreceu a comunicação ativa e a reflexão crítica, alinhando-se ao Modelo de Competências em Educação Médica. Conclui-se que, embora os atendimentos em urologia feminina tenham sido reduzidos, o cenário permitiu o desenvolvimento de competências médicas. Estudos futuros devem explorar diferentes contextos e períodos mais longos para avaliar o impacto dessas estratégias.
Referências
Kaplan AG, Kolla SB, Gamboa AJR, Box GN, Louie MK, Andrade L, et al. Preliminary Evaluation of a Genitourinary Skills Training Curriculum for Medical Students. Journal of Urology. 2009 Aug;182(2):668–73. https://doi.org/10.1016/j.juro.2009.04.037
2. Batista NA, Lessa SS. Aprendizagem da Empatia na Relação Médico-Paciente: um Olhar Qualitativo entre Estudantes do Internato de Escolas Médicas do Nordeste do Brasil. Rev Bras Educ Med. 2019;43(1 suppl 1):349–56. https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190118
3. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina [Internet]. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Ministério da Educação., Resolução CNE/CES 4/2001 Brasil: Diário Oficial da União; 2001 p. 38.
4. Canuto Â. Diretrizes Curriculares para o Curso de Medicina: Aspectos do Passado e Presente da Transformação do Ensino Médico. Revista Portal Saúde e Sociedade [Internet]. 2017 [cited 2024 Nov 8];2(1):383–9. https://doi.org/https://doi.org/10.28998/rpss.v2i1.3418
5. Sales ICB, Barros Filho EM de, Oliveira CMC de. Registro Clínico Baseado em Problemas como instrumento para desenvolver competências em programa de residência médica. Rev Bras Educ Med. 2021;45(2). https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200289
6. Pimentel A. A teoria da aprendizagem experiencial como alicerce de estudos sobre desenvolvimento profissional. Estudos de Psicologia (Natal). 2007 Aug;12(2):159–68. https://doi.org/10.1590/S1413-294X2007000200008
7. Gudolle LS, Antonello CS, Flach L. Aprendizagem situada, participação e legitimidade nas práticas de trabalho. Revista de Administração Mackenzie. 2012 Feb;13(1):14–39. https://doi.org/10.1590/S1678-69712012000100002
8. Ben AJ, Lopes JMC, Daudt CVG, Pinto MEB, Oliveira MMC de. Rumo à educação baseada em competências: construindo a matriz do internato em Medicina de Família e Comunidade. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. 2017 May 22;12(39):1–16. https://doi.org/10.5712/rbmfc12(39)1354
9. Oliveira LGP, Tavares ATDVB, Amorim TV, Paiva ADCPC, Salimena AMO. Impacto da incontinência urinária na qualidade de vida de mulheres: revisão integrativa da literatura. Revista Enfermagem UERJ. 2020 Nov 5;28:e51896. https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.51896.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cognitus Interdisciplinary Journal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.