PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO EM POPULAÇÕES VULNERÁVEIS POR EQUIPES COMUNITÁRIAS MULTIPROFISSIONAIS DE SAÚDE

Autores

  • Isabela da Fonseca Fraga Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Autor https://orcid.org/0009-0009-6733-9694
  • Krisleny Rodrigues de Almeida Universidade Estácio de Sá Autor
  • Emily Rocha Da Silva Rodrigues Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Autor
  • Humberto Rabelo Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) Autor https://orcid.org/0000-0002-2246-1073
  • Raian dos Santos Souza Centro De Estudos De Especialização E Extensão (CENES) Autor https://orcid.org/0009-0004-5428-8545
  • Weslley Pereira da Silva Secretaria Especial de Saúde Indígena- SESAI Autor https://orcid.org/0000-0002-1234-0817
  • Érika Lorrayne Ferreira Fonseca Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC-GO Autor https://orcid.org/0009-0006-1318-6379
  • Maria Vigoneti Araújo Lima Armelin Universidade Federal do Mato Grosso do Sul-UFMS -Campus de Três Lagoas Autor
  • Jéssica da Silva Vieira Faculdade Bezerra de Araújo - FAB Autor
  • Gabriela Gonçalves Correa Universidade Nove de Julho (Uninove) Autor

DOI:

https://doi.org/10.71248/6egdrm59

Palavras-chave:

Alfabetização em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Autocuidado, Educação em Saúde, Equipe de Assistência ao Paciente, Populações Vulneráveis

Resumo

Objetivo: sintetizar evidências sobre a efetividade de intervenções de equipes comunitárias multiprofissionais na promoção do autocuidado de populações vulneráveis na APS. Método: revisão integrativa (Whittemore & Knafl), guiada por PCO, com buscas em LILACS, BDENF e MEDLINE (01/2020–09/2025); seleção em dupla (κ=0,83), relato conforme PRISMA e avaliação de qualidade pelos checklists JBI/MMAT. Resultados: nove estudos nacionais na APS indicaram melhora de adesão e competências de autocuidado com educação em saúde, cuidado compartilhado e atuação clínica ampliada; no pré-natal, o acompanhamento médico-enfermeira elevou em 41% a adequação das orientações; linhas de cuidado e fortalecimento do papel do farmacêutico favoreceram processos educativos; barreiras incluíram agendas centradas em agudos, limitação de recursos e baixa continuidade de grupos. Houve indícios indiretos de racionalização do uso de serviços quando ações foram mantidas; poucos estudos mensuraram hospitalizações ou qualidade de vida. Conclusão: intervenções multiprofissionais, sustentadas no território e com apoio gerencial, aumentam adesão, autoeficácia e alfabetização em saúde e tendem a reduzir uso não planejado de serviços; recomendam-se estudos longitudinais com desfechos clínicos e de utilização.

Biografia do Autor

  • Isabela da Fonseca Fraga, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

    Farmacêutica

  • Krisleny Rodrigues de Almeida, Universidade Estácio de Sá

    Biomédica

  • Emily Rocha Da Silva Rodrigues, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

    Sanitarista

  • Humberto Rabelo, Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN)

    Mestre em Sistemas e Computação

  • Raian dos Santos Souza, Centro De Estudos De Especialização E Extensão (CENES)

    Pós Graduando Em Docência Do Ensino Superior

  • Weslley Pereira da Silva, Secretaria Especial de Saúde Indígena- SESAI

    Cirurgião Dentista Especialista em Saúde da Família e Comunidade

  • Érika Lorrayne Ferreira Fonseca, Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC-GO

    Graduanda em Medicina

  • Maria Vigoneti Araújo Lima Armelin, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul-UFMS -Campus de Três Lagoas

     Doutora em Ciências da Saúde

  • Jéssica da Silva Vieira, Faculdade Bezerra de Araújo - FAB

    Graduanda em Enfermagem

  • Gabriela Gonçalves Correa, Universidade Nove de Julho (Uninove)

    Graduanda em Medicina

Referências

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Publicado

26.09.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO EM POPULAÇÕES VULNERÁVEIS POR EQUIPES COMUNITÁRIAS MULTIPROFISSIONAIS DE SAÚDE. (2025). Cognitus Interdisciplinary Journal, 2(3), 548-564. https://doi.org/10.71248/6egdrm59

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