PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO EM POPULAÇÕES VULNERÁVEIS POR EQUIPES COMUNITÁRIAS MULTIPROFISSIONAIS DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.71248/6egdrm59Palavras-chave:
Alfabetização em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Autocuidado, Educação em Saúde, Equipe de Assistência ao Paciente, Populações VulneráveisResumo
Objetivo: sintetizar evidências sobre a efetividade de intervenções de equipes comunitárias multiprofissionais na promoção do autocuidado de populações vulneráveis na APS. Método: revisão integrativa (Whittemore & Knafl), guiada por PCO, com buscas em LILACS, BDENF e MEDLINE (01/2020–09/2025); seleção em dupla (κ=0,83), relato conforme PRISMA e avaliação de qualidade pelos checklists JBI/MMAT. Resultados: nove estudos nacionais na APS indicaram melhora de adesão e competências de autocuidado com educação em saúde, cuidado compartilhado e atuação clínica ampliada; no pré-natal, o acompanhamento médico-enfermeira elevou em 41% a adequação das orientações; linhas de cuidado e fortalecimento do papel do farmacêutico favoreceram processos educativos; barreiras incluíram agendas centradas em agudos, limitação de recursos e baixa continuidade de grupos. Houve indícios indiretos de racionalização do uso de serviços quando ações foram mantidas; poucos estudos mensuraram hospitalizações ou qualidade de vida. Conclusão: intervenções multiprofissionais, sustentadas no território e com apoio gerencial, aumentam adesão, autoeficácia e alfabetização em saúde e tendem a reduzir uso não planejado de serviços; recomendam-se estudos longitudinais com desfechos clínicos e de utilização.
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