ENTRE A CONECTIVIDADE E A EXCLUSÃO: REFLEXÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DA INTERNET NA EDUCAÇÃO DAS ÁREAS RURAIS DO ESTADO DO PARÁ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.71248/4vcq9b26

Palabras clave:

Acesso à internet, Educação, Inclusão digital, Política Pública

Resumen

Este estudo analisa a influência da localização geográfica na disponibilidade de acesso à internet e seus impactos no processo de ensino-aprendizagem em comunidades rurais do estado do Pará. Adotando uma abordagem descritiva e exploratória, foram realizadas entrevistas com alunos de três comunidades — Vila Boa Vista, Vila Formosa e Vila Areia Branca — e conduzida uma revisão crítica da literatura sobre inclusão digital. Os resultados evidenciam que a distância dos centros urbanos está diretamente associada à redução na qualidade e disponibilidade da conectividade digital, afetando o desempenho escolar e as oportunidades de desenvolvimento dos estudantes. Observou-se que, enquanto alunos residentes próximos às vilas possuem algum acesso à internet pública ou escolar, aqueles situados em áreas mais remotas enfrentam sérias limitações de acesso, comprometendo seu aprendizado e sua inclusão digital. A análise reforça a necessidade de políticas públicas mais robustas e integradas, capazes de expandir a infraestrutura digital e promover estratégias pedagógicas inovadoras para reduzir as desigualdades educacionais no meio rural. Conclui-se que a ampliação do acesso à internet e o investimento na formação de professores e alunos são essenciais para garantir a equidade educacional e preparar os estudantes rurais para as exigências do século XXI.

Biografía del autor/a

  • Fabio Peixoto Duarte, UFPA – Universidade Federal do Pará

    Mestrando em Ensino de Biologia

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Publicado

2025-04-30

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

ENTRE A CONECTIVIDADE E A EXCLUSÃO: REFLEXÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DA INTERNET NA EDUCAÇÃO DAS ÁREAS RURAIS DO ESTADO DO PARÁ. (2025). Cognitus Interdisciplinary Journal, 2(2), 174-185. https://doi.org/10.71248/4vcq9b26

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