LINGUAGEM E TECNOLOGIA: O IMPACTO DAS MÍDIAS SOCIAIS NA COMUNICAÇÃO ESCRITA

Autores/as

  • Vanessa Vieira Gomes Borges SEMED - Secretaria Municipal -Rondonópolis Autor/a
  • Débora Daiane Ferreira de Oliveira SEMED - Secretaria Municipal de Educação Autor/a
  • Elisangela da Silva Lima Unemat Autor/a
  • Francisca Meury de Souza SEMED - Secretaria Municipal de Educação Autor/a
  • Josiane Borges de Sousa SEMED - Secretaria Municipal de Educação Autor/a
  • Nazaré da Penha Coelho SEMED - Secretaria Municipal de Educação Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.71248/krr52j20

Palabras clave:

Mídias sociais; Comunicação escrita; Linguagem digital; Escrita formal

Resumen

Este artigo investiga o impacto das mídias sociais na comunicação escrita, analisando como plataformas digitais como Twitter, Instagram e WhatsApp moldam novas formas de expressão textual. A pesquisa aborda a transformação da escrita, focando na simplificação do vocabulário, no uso de abreviações e na emergência de novos recursos expressivos, como emojis e memes. Também são discutidos os desafios que essa nova dinâmica impõe à escrita formal e acadêmica, destacando preocupações com a clareza e a coesão em contextos que exigem maior rigor. Por outro lado, argumenta-se que a convivência entre linguagem digital e escrita tradicional pode ser benéfica, desde que se encontre um equilíbrio entre criatividade linguística e respeito às normas gramaticais. A análise culmina com uma reflexão sobre o futuro da escrita, considerando o papel crescente da tecnologia e a necessidade de alfabetização digital para preparar as novas gerações para os desafios da comunicação em múltiplos contextos.

Biografía del autor/a

  • Vanessa Vieira Gomes Borges, SEMED - Secretaria Municipal -Rondonópolis

    Professora da Ed. Básica com licenciatura em Pedagogia-  Segunda licenciatura em Letras ( Língua Portuguesa e Inglês) – Terceira Licenciatura em Biologia - Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional - Especialista em Atendimento Educacional Especializado-AEE- Especialista em ABA Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista-TEA

     

  • Débora Daiane Ferreira de Oliveira, SEMED - Secretaria Municipal de Educação

    Licenciatura em Pedagogia – Especialização em Educação Especial e inclusiva 

  • Elisangela da Silva Lima, Unemat

    Licenciatura em Pedagogia – Mestre em Tecnologia Digital Assistiva 

  • Francisca Meury de Souza, SEMED - Secretaria Municipal de Educação

    Licenciatura em Pedagogia – Especialização em Educação Especial Inclusiva e Neuropsicopedagogia

  • Josiane Borges de Sousa, SEMED - Secretaria Municipal de Educação

     

    Licenciatura em Ciências Biológicas - Especialização em Docência em Biologia e práticas pedagógicas  

  • Nazaré da Penha Coelho, SEMED - Secretaria Municipal de Educação

     

    Licenciatura em Pedagogia Especialista em Educação Especial e Inclusiva  

Referencias

BORGES, Vanessa Vieira Gomes. COELHO, Nazaré da Penha LIMA, Elisangela da Silva. OLIVEIRA, Débora Daiane Ferreira de. SOUSA, Josiane Borges de SOUZA, Francisca Meury de.

Publicado

2025-11-25

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

LINGUAGEM E TECNOLOGIA: O IMPACTO DAS MÍDIAS SOCIAIS NA COMUNICAÇÃO ESCRITA. (2025). Cognitus Interdisciplinary Journal, 2(3), 711-721. https://doi.org/10.71248/krr52j20

Artículos similares

1-10 de 45

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.