Fibromialgia E Sofrimento Psíquico: Uma Abordagem Integrada No Ensino Médico

Autores

  • Djalma Ribeiro Costa Governo do Estado do Piauí / Secretaria de Estado da Saúde - Hospital Infantil Lucídio Portella Autor
  • Leticia Eduarda Cardoso Pierote Autor
  • Anna Clara Oliveira Santos Autor
  • Eduarda Veras Almendra Cavalcante Autor
  • Artur Baião Pereira e Silva Autor
  • Cailane Ferreira Brito Autor
  • Pablo Alonso Arrais de Sousa Martins Autor
  • Júlia Ferreira de Sá Lopes Autor
  • Juliano Viana dos Santos Autor
  • Maria Luiza Almeida de Sá Autor

DOI:

https://doi.org/10.71248/q7gvam42

Palavras-chave:

Educação Médica, Fibromialgia, Relatos de Casos, Saúde Mental

Resumo

Este relato de experiência em educação médica é baseado em um relato de caso que teve como objetivo descrever a importância do manejo clínico integrado em pacientes com fibromialgia e comorbidades psiquiátricas, enfatizando o papel dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Por meio de uma análise temática, a experiência de uma paciente com fibromialgia que apresentava sofrimento psicológico significativo, incluindo sintomas de ansiedade e de transtorno obsessivo-compulsivo, insônia e sintomas psicóticos. O tratamento incluiu a prescrição de quetiapina, juntamente com o encaminhamento ao CAPS. Os resultados indicaram a necessidade de uma abordagem holística e interdisciplinar, considerando a complexa interação entre dor crônica e sofrimento psíquico, demonstrando a eficácia da integração entre a farmacoterapia e o suporte psicossocial oferecido pelo CAPS. O estudo concluiu que a abordagem multidisciplinar e a atenção psicossocial são cruciais para o manejo de pacientes com fibromialgia e comorbidades psiquiátricas, melhorando a qualidade de vida e promovendo a autonomia. Uma limitação deste estudo é o pequeno tamanho da amostra, o que torna necessário realizar pesquisas futuras com um número maior de participantes para permitir a generalização dos resultados.

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Publicado

11.03.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Fibromialgia E Sofrimento Psíquico: Uma Abordagem Integrada No Ensino Médico. (2025). Cognitus Interdisciplinary Journal, 2(1), 371-383. https://doi.org/10.71248/q7gvam42

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