LINGUAGEM E TECNOLOGIA: O IMPACTO DAS MÍDIAS SOCIAIS NA COMUNICAÇÃO ESCRITA

Autores

  • Vanessa Vieira Gomes Borges SEMED - Secretaria Municipal -Rondonópolis Autor
  • Débora Daiane Ferreira de Oliveira SEMED - Secretaria Municipal de Educação Autor
  • Elisangela da Silva Lima Unemat Autor
  • Francisca Meury de Souza SEMED - Secretaria Municipal de Educação Autor
  • Josiane Borges de Sousa SEMED - Secretaria Municipal de Educação Autor
  • Nazaré da Penha Coelho SEMED - Secretaria Municipal de Educação Autor

DOI:

https://doi.org/10.71248/krr52j20

Palavras-chave:

Mídias sociais; Comunicação escrita; Linguagem digital; Escrita formal

Resumo

Este artigo investiga o impacto das mídias sociais na comunicação escrita, analisando como plataformas digitais como Twitter, Instagram e WhatsApp moldam novas formas de expressão textual. A pesquisa aborda a transformação da escrita, focando na simplificação do vocabulário, no uso de abreviações e na emergência de novos recursos expressivos, como emojis e memes. Também são discutidos os desafios que essa nova dinâmica impõe à escrita formal e acadêmica, destacando preocupações com a clareza e a coesão em contextos que exigem maior rigor. Por outro lado, argumenta-se que a convivência entre linguagem digital e escrita tradicional pode ser benéfica, desde que se encontre um equilíbrio entre criatividade linguística e respeito às normas gramaticais. A análise culmina com uma reflexão sobre o futuro da escrita, considerando o papel crescente da tecnologia e a necessidade de alfabetização digital para preparar as novas gerações para os desafios da comunicação em múltiplos contextos.

Biografia do Autor

  • Vanessa Vieira Gomes Borges, SEMED - Secretaria Municipal -Rondonópolis

    Professora da Ed. Básica com licenciatura em Pedagogia-  Segunda licenciatura em Letras ( Língua Portuguesa e Inglês) – Terceira Licenciatura em Biologia - Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional - Especialista em Atendimento Educacional Especializado-AEE- Especialista em ABA Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista-TEA

     

  • Débora Daiane Ferreira de Oliveira, SEMED - Secretaria Municipal de Educação

    Licenciatura em Pedagogia – Especialização em Educação Especial e inclusiva 

  • Elisangela da Silva Lima, Unemat

    Licenciatura em Pedagogia – Mestre em Tecnologia Digital Assistiva 

  • Francisca Meury de Souza, SEMED - Secretaria Municipal de Educação

    Licenciatura em Pedagogia – Especialização em Educação Especial Inclusiva e Neuropsicopedagogia

  • Josiane Borges de Sousa, SEMED - Secretaria Municipal de Educação

     

    Licenciatura em Ciências Biológicas - Especialização em Docência em Biologia e práticas pedagógicas  

  • Nazaré da Penha Coelho, SEMED - Secretaria Municipal de Educação

     

    Licenciatura em Pedagogia Especialista em Educação Especial e Inclusiva  

Referências

BORGES, Vanessa Vieira Gomes. COELHO, Nazaré da Penha LIMA, Elisangela da Silva. OLIVEIRA, Débora Daiane Ferreira de. SOUSA, Josiane Borges de SOUZA, Francisca Meury de.

Downloads

Publicado

25.11.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LINGUAGEM E TECNOLOGIA: O IMPACTO DAS MÍDIAS SOCIAIS NA COMUNICAÇÃO ESCRITA. (2025). Cognitus Interdisciplinary Journal, 2(3), 711-721. https://doi.org/10.71248/krr52j20

Artigos Semelhantes

21-30 de 45

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.