MENTORIA VOLUNTÁRIA EM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E SOFT SKILLS: EXPERIÊNCIA COM ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.71248/y7ev1415Keywords:
: Inteligência emocional, habilidades socioemocionais, adolescentes, vulnerabilidade social.Abstract
Este artigo relata a experiência de mentoria voluntária em inteligência emocional e soft skills para adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Instituto Gerando Falcões. O foco foi promover competências essenciais para o desenvolvimento integral dos jovens, preparando-os para desafios pessoais e profissionais. A metodologia incluiu oficinas, dinâmicas de grupo e atividades práticas, criando um ambiente seguro para a expressão emocional. Os resultados demonstraram melhorias na autoestima, comunicação assertiva e empatia, evidenciando a eficácia das intervenções. Este relato contribui para a reflexão sobre a importância dessas habilidades na formação de adolescentes em vulnerabilidade social.
References
COLLABORATIVE FOR ACADEMIC, SOCIAL, AND EMOTIONAL LEARNING (CASEL). Core SEL Competencies. 2020. Disponível em: https://casel.org/core-competencies. Acesso em: 24 ago. 2025.
COSTA, A. L.; MARINHO, M. Desenvolvimento de habilidades socioemocionais em adolescentes. São Paulo: Editora Moderna, 2018.
DURLAK, J. A.; WEISSBERG, R. P.; DYMNICKI, A. B.; TAYLOR, R. D.; SCHELLINGER, K. B. The impact of enhancing students' social and emotional learning: A meta-analysis of school-based universal interventions. Child Development, v. 82, n. 1, p. 405-432, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2010.01564.x. Acesso em: 24 ago. 2025.
GOLEMAN, D. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
INSTITUTO GERANDO FALCÕES. Relatório anual de atividades. 2023. Disponível em: https://gerandofalcoes.com/relatorio2023. Acesso em: 24 ago. 2025.
PAYTON, J. W.; WARDLAW, D. M.; GRACZYK, P. A.; BLOODWORTH, M. R.; TOMPSETT, C. J.; WEISSBERG, R. P. Social and emotional learning: A framework for promoting mental health and reducing risk behaviors in children and youth. Journal of School Health, v. 70, n. 5, p. 179-185, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1746-1561.2000.tb06468.x. Acesso em: 24 ago. 2025.
RAVER, C. C.; ZIGLER, E. Social competence: An untapped dimension of the Head Start evaluation. Early Childhood Research Quarterly, v. 12, n. 4, p. 363-385, 1997. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0885-2006(97)90017-1. Acesso em: 24 ago. 2025.
SANTOS, M. A. A importância das soft skills na educação. Revista Brasileira de Educação, v. 25, n. 3, p. 45-60, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782020250345. Acesso em: 24 ago. 2025.
ZINS, J. E.; ELIAS, M. J. Social and emotional learning: Overview and implications for educators. Educational Psychologist, v. 41, n. 5, p. 1-12, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1207/s15326985ep4102_1. Acesso em: 24 ago. 2025.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Cognitus Interdisciplinary Journal

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.