SIMULAÇÃO CLÍNICA NA FORMAÇÃO MULTIPROFISSIONAL: EFEITOS NA COMUNICAÇÃO E SEGURANÇA DO PACIENTE

Autores

  • Mauro de Deus Passos Universidade de Brasília Autor https://orcid.org/0000-0003-4193-9236
  • Rosa Helena Andrade Honório Lima Centro Universitário Unifatene Autor
  • Jéssica da Silva Vieira Faculdade Bezerra de Araújo - FAB Autor
  • Darlene Pereira da Silva Centro Universitário UNA,Graduanda em Farmácia pela Faculdade Federal de Ouro Preto Autor
  • Marina Magalhães Siqueira Pinto de Oliveira Faculdade de ciências médicas -afya pb Autor https://orcid.org/0009-0004-5265-8653
  • Priscilla Zelice Andrade da Cruz Gianesella Centro Universitário Estácio de Sergipe Autor

DOI:

https://doi.org/10.71248/qdmgfm94

Palavras-chave:

Comunicação em saúde, Educação interprofissional, Formação multiprofissional, Segurança do paciente, Simulação clínica

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as evidências disponíveis na literatura científica sobre os efeitos da simulação clínica na formação multiprofissional em saúde, com ênfase na comunicação interprofissional e na segurança do paciente. Foi realizada uma revisão integrativa de artigos publicados entre 2015 e 2025, em português, inglês e espanhol, nas bases MEDLINE, non-MEDLINE e IBECS. Foram incluídos estudos que abordaram a aplicação da simulação clínica em contextos multiprofissionais relacionados à comunicação e segurança. A amostra final contemplou pesquisas de diferentes delineamentos, incluindo estudos experimentais, quase-experimentais, revisões narrativas e de escopo. Os resultados evidenciaram que a simulação clínica favorece a melhoria da comunicação verbal e não verbal, a cooperação interprofissional e o fortalecimento do trabalho em equipe, impactando diretamente na segurança do paciente. Também foram relatados avanços na tomada de decisão compartilhada, no desenvolvimento de competências colaborativas e na criação de uma cultura de segurança em saúde. Apesar dos resultados promissores, foram identificadas lacunas metodológicas, como a necessidade de padronização de indicadores de desempenho coletivo e maior número de ensaios clínicos randomizados. Conclui-se que a simulação clínica deve ser incorporada de forma sistemática à formação em saúde e à educação continuada, por seu potencial de qualificar práticas colaborativas e aprimorar a segurança do cuidado

Biografia do Autor

  • Mauro de Deus Passos, Universidade de Brasília

    Mestre em Cardiologia e Medicina de Emergência

  • Rosa Helena Andrade Honório Lima, Centro Universitário Unifatene

    Graduada em Enfermagem 

  • Jéssica da Silva Vieira, Faculdade Bezerra de Araújo - FAB

    Graduanda em Enfermagem

  • Darlene Pereira da Silva , Centro Universitário UNA,Graduanda em Farmácia pela Faculdade Federal de Ouro Preto

    Graduado em Enfermagem 

  • Marina Magalhães Siqueira Pinto de Oliveira, Faculdade de ciências médicas -afya pb

    Graduanda em Medicina

  • Priscilla Zelice Andrade da Cruz Gianesella, Centro Universitário Estácio de Sergipe

    Fisioterapeuta

Referências

ALSABRI, Mohamed et al. Impact of Teamwork and Communication Training Interventions on Safety Culture and Patient Safety in Emergency Departments: A Systematic Review. Journal of Patient Safety, v. 18, n. 1, p. e351–e361, jan. 2022.

ARROGANTE, Ó. et al. Programa de entrenamiento basado en TeamSTEPPS® mediante simulación clínica en profesionales de cuidados intensivos: un estudio con metodología mixta. Enferm. intensiva (Ed. impr.), v. 34, n. 3, p. 126–137, 2023.

BOHMANN, Ferdinand O. et al. Simulation-Based Training of the Rapid Evaluation and Management of Acute Stroke (STREAM)—A Prospective Single-Arm Multicenter Trial. Frontiers in Neurology, v. 10, 11 set. 2019.

BOHMANN, Ferdinand O. et al. Simulation-based training improves patient safety climate in acute stroke care (STREAM). Neurological Research and Practice, v. 3, n. 1, p. 37, 12 dez. 2021.

BRIDGES, DianeR. et al. Interprofessional collaboration: three best practice models of interprofessional education. Medical Education Online, v. 16, n. 1, p. 6035, 8 jan. 2011.

CARRASCO-GUIRAO, José Jorge et al. Exploring How Evidence-Based Practice, Communication, and Clinical Simulation Outcomes Interact in Nursing Education: A Cross-Sectional Study. Nursing Reports, v. 14, n. 1, p. 616–626, 13 mar. 2024.

CHAE, Shinhye; SHON, Soonyoung. Effectiveness of simulation-based interprofessional education on teamwork and communication skills in neonatal resuscitation. BMC Med Educ, v. 24, n. 1, p. 602, 2024.

CHAMPAGNE-LANGABEER, Tiffany et al. Integrating Diverse Disciplines to Enhance Interprofessional Competency in Healthcare Delivery. Healthcare, v. 7, n. 2, p. 75, 10 jun. 2019.

CHEN, Hui-Wen et al. Comparison of learning outcomes of interprofessional education simulation with traditional single-profession education simulation: a mixed-methods study. BMC Med Educ, v. 22, n. 1, p. 651, 2022.

CHO, Eunbyul; JUNG, Hyun-Jong; LEEM, Jungtae. Peer Role-Play in a College of Korean Medicine to Improve Senior Students’ Competencies in Patient Care and Communication: A Case Analysis and Proposal for a Model. Journal of Korean Medicine, v. 43, n. 3, p. 49–60, 1 set. 2022.

COOPER-IOELU, Pauline; JOWSEY, Tanisha. Interprofessional identity: an ethnography of clinical simulation learning in New Zealand. BMC Medical Education, v. 22, n. 1, p. 51, 21 dez. 2022.

FUNG, Lillia et al. Impact of crisis resource management simulation-based training for interprofessional and interdisciplinary teams: A systematic review. Journal of Interprofessional Care, v. 29, n. 5, p. 433–444, 28 ago. 2015.

GLAVIN, Ronnie J. Skills, Training, and Education. Simulation in Healthcare: The Journal of the Society for Simulation in Healthcare, v. 6, n. 1, p. 4–7, fev. 2011.

HAMSTRA, Stan; PHILIBERT, Ingrid. Simulation in Graduate Medical Education: Understanding Uses and Maximizing Benefits. Journal of Graduate Medical Education, v. 4, n. 4, p. 539–540, 1 dez. 2012.

HOFMANN, Riikka; CURRAN, Sara; DICKENS, Siobhan. Models and measures of learning outcomes for non-technical skills in simulation-based medical education: Findings from an integrated scoping review of research and content analysis of curricular learning objectives. Studies in Educational Evaluation, v. 71, p. 101093, dez. 2021.

JENSEN, Janet F. et al. Improving patient’s intensive care admission through multidisciplinary simulation-based crisis resource management: A qualitative study. J Clin Nurs, v. 32, n. 19–20, p. 7530–7542, 2023.

JIANG, Yan et al. Interprofessional education interventions for healthcare professionals to improve patient safety: a scoping review. Med Educ Online, v. 29, n. 1, p. 2391631, 2024.

JITWIRIYANONT, Sujinat; RAWAN, Rattanasuwan; NARAJEENRON, Khuansiri. Advancing Politeness and Assertive Communication Through Tone of Voice in Crisis Team Situations: Pre-Post Acoustic Analysis Study of Team and Strategies to Enhance Performance and Patient Safety (TeamSTEPPS) Virtual Simulation for Interprofessional Education in Health Care Undergraduate Students. J Med Internet Res, v. 27, p. e66988–e66988, 2025.

KEISER, Megan M. et al. Using Interprofessional Simulation with Telehealth to Enhance Teamwork and Communication in Home Care. Home Healthc Now, v. 40, n. 3, p. 139–145, 2022.

MASON, Virginia M.; LYONS, Patricia. Use of Simulation to Practice Multidisciplinary Anaphylaxis Management. Dimensions of Critical Care Nursing, v. 32, n. 6, p. 280–285, 2013.

NARAJEENRON, Khuansiri et al. Enhancing Team Strategies and Tools to Enhance Performance and Patient Safety Performance Through Medical Movies, Massive Open Online Courses, and 3D Virtual Simulation–Based Interprofessional Education: Mixed Methods Double-Blind Quasi-Experimental Study. Journal of Medical Internet Research, v. 27, p. e67001, 8 set. 2025.

OPAZO MORALES, Esmérita Ignacia; ROJO, Elena; MAESTRE, José M. Modalidades de formación de instructores en simulación clínica: el papel de una estancia o pasantía. Educación Médica, v. 18, n. 1, p. 22–29, jan. 2017.

RAUSEN, Michelle S.; HOLST, Stephanie J.; DAVIS, Samantha P. Integration of Respiratory Care Experts and Emerging Technologies in Critical Care Simulation. J Intensive Care Med, p. 8850666251361064–8850666251361064, 2025.

REDJEM, Inas D. et al. Crisis management in the operating room: A systematic review of simulation training to develop non-technical skills. Nurse Education Today, v. 147, p. 106583, abr. 2025.

RYKHOFF, Margot; PEREIRA, Rebecca; WILKINSON, Sarah. Building patient safety culture by using interprofessional simulation with nursing, paramedic and emergency telecommunication students: A mixed-methods research study. Nurse Education in Practice, v. 81, p. 104166, nov. 2024.

SANTOS, Wendel Mombaque dos; SECOLI, Silvia Regina; PÜSCHEL, Vilanice Alves de Araújo. The Joanna Briggs Institute approach for systematic reviews. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 26, n. 0, 14 nov. 2018.

SCHRAM, A. et al. Simulation-based team training for healthcare professionals in pediatric departments: study protocol for a nonrandomized controlled trial. BMC Medical Education, v. 24, n. 1, p. 607, 1 jun. 2024.

SOARES, Cassia Baldini et al. Integrative Review: Concepts And Methods Used In Nursing. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, n. 2, p. 335–345, abr. 2014.

SUNG, Tzu-Ching; HSU, Hsiang-Chin. Improving Critical Care Teamwork: Simulation-Based Interprofessional Training for Enhanced Communication and Safety. J Multidiscip Healthc, v. 18, p. 355–367, 2025.

VORA, Samreen et al. Virtual Reality Interprofessional Simulation Education to Improve Teamwork and the Culture of Safety in the Emergency Department. Proceedings of the International Symposium on Human Factors and Ergonomics in Health Care, v. 14, n. 1, p. 217–220, 19 set. 2025.

WATTERS, Colm et al. Does interprofessional simulation increase self-efficacy: a comparative study. BMJ Open, v. 5, n. 1, p. e005472, 13 jan. 2015.

ZAMBRANO SÁNCHEZ, Gabriela et al. Percepción de los estudiantes de Medicina sobre la utilización de los pacientes simulados como estrategia para el entrenamiento en el manejo integral de pacientes. Educación Médica, v. 21, n. 2, p. 123–126, mar. 2020.

Downloads

Publicado

22.09.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SIMULAÇÃO CLÍNICA NA FORMAÇÃO MULTIPROFISSIONAL: EFEITOS NA COMUNICAÇÃO E SEGURANÇA DO PACIENTE. (2025). Cognitus Interdisciplinary Journal, 2(3), 375-407. https://doi.org/10.71248/qdmgfm94

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

11-20 de 101

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.