EQUIPES INTERDISCIPLINARES EM EMERGÊNCIAS: BARREIRAS, FACILITADORES E RESULTADOS CLÍNICOS OBSERVADOS

Autores

  • Juliany Julia Almeida Souza Universidade Nove de Julho (UNINOVE) Autor
  • Krisleny Rodrigues de Almeida Universidade Estácio de Sá Autor
  • Welleson Feitosa Gazel Universidade Nove de Julho (Uninove) Autor
  • Humberto Rabelo Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) Autor https://orcid.org/0000-0002-2246-1073
  • Giliarde Alves Dantas Universidade Norte do Paraná Anhanguera Autor
  • Artur Valério Marques Centro Universitário Evangélico de Goiás Autor https://orcid.org/0009-0005-5724-4449
  • Mauro de Deus Passos Hospital Regional de Sobradinho (Brasília-DF) Autor https://orcid.org/0000-0003-4193-9236
  • Jéssica Garcia Araujo Escola Superior de Cruzeiro Autor
  • Gabriel de Jesus Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Autor https://orcid.org/0009-0007-9336-598X
  • Ana Julia Martins Mota Universidade de Uberaba Autor

DOI:

https://doi.org/10.71248/mw0g1518

Palavras-chave:

Equipe de Assistência ao Paciente, Liderança, Segurança do Paciente, Serviço Hospitalar de Emergência, Trabalho em Equipe

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar e sintetizar as principais barreiras, fatores facilitadores e resultados clínicos associados à atuação de equipes interdisciplinares em serviços de urgência e emergência. Realizou-se revisão integrativa, guiada por PRISMA e estruturada em PICO, com busca nas principais bases e seleção de estudos quantitativos, qualitativos e de métodos mistos. As barreiras mais frequentes foram trabalho em silos, comunicação fragmentada, papéis indefinidos, superlotação e burnout. Como facilitadores, destacaram-se liderança efetiva com comunicação em closed loop e consciência situacional, definição clara de papéis, currículos interprofissionais com simulação e debriefing, planejamento pré-chegada e mobilização multidisciplinar, políticas institucionais e segurança psicológica. Os resultados clínicos/organizacionais incluíram maior adesão a protocolos e padronização do cuidado, redução de atrasos decisórios, qualificação das transições de cuidado, melhora de indicadores de competência em segurança do paciente e, em cenários específicos, recuperação clínica mais rápida em trauma complexo. Conclui-se que “pessoas + processos + tecnologia” constituem pacote de maior probabilidade de sucesso; recomenda-se priorizar treino de liderança, simulação interprofissional, vias clínicas com papéis definidos, governança de transições e promoção ativa de segurança psicológica para ganhos sustentáveis em qualidade e segurança assistencial. 

Biografia do Autor

  • Juliany Julia Almeida Souza , Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

    Graduada em Medicina

  • Krisleny Rodrigues de Almeida, Universidade Estácio de Sá

    Biomédica

  • Welleson Feitosa Gazel, Universidade Nove de Julho (Uninove)

    Graduando em Medicina

  • Humberto Rabelo, Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN)

    Mestre em Sistemas e Computação

  • Giliarde Alves Dantas, Universidade Norte do Paraná Anhanguera

     

    Graduada em Enfermagem

  • Artur Valério Marques, Centro Universitário Evangélico de Goiás

    Graduado em Medicina

  • Mauro de Deus Passos, Hospital Regional de Sobradinho (Brasília-DF)

    Cardiologia e Medicina de Emergência. Mestre em Ciências Médicas (PPG-UnB). Unidade de Medicina Interna 

  • Jéssica Garcia Araujo, Escola Superior de Cruzeiro

    Graduada em Enfermagem

  • Gabriel de Jesus Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

    Graduado em Farmácia. Pós-Graduando em Saúde Pública

  • Ana Julia Martins Mota, Universidade de Uberaba

     

     

Referências

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Publicado

13.10.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EQUIPES INTERDISCIPLINARES EM EMERGÊNCIAS: BARREIRAS, FACILITADORES E RESULTADOS CLÍNICOS OBSERVADOS. (2025). Cognitus Interdisciplinary Journal, 2(3), 680-695. https://doi.org/10.71248/mw0g1518

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