EQUIPES INTERDISCIPLINARES EM EMERGÊNCIAS: BARREIRAS, FACILITADORES E RESULTADOS CLÍNICOS OBSERVADOS
DOI:
https://doi.org/10.71248/mw0g1518Palavras-chave:
Equipe de Assistência ao Paciente, Liderança, Segurança do Paciente, Serviço Hospitalar de Emergência, Trabalho em EquipeResumo
O objetivo do estudo foi identificar e sintetizar as principais barreiras, fatores facilitadores e resultados clínicos associados à atuação de equipes interdisciplinares em serviços de urgência e emergência. Realizou-se revisão integrativa, guiada por PRISMA e estruturada em PICO, com busca nas principais bases e seleção de estudos quantitativos, qualitativos e de métodos mistos. As barreiras mais frequentes foram trabalho em silos, comunicação fragmentada, papéis indefinidos, superlotação e burnout. Como facilitadores, destacaram-se liderança efetiva com comunicação em closed loop e consciência situacional, definição clara de papéis, currículos interprofissionais com simulação e debriefing, planejamento pré-chegada e mobilização multidisciplinar, políticas institucionais e segurança psicológica. Os resultados clínicos/organizacionais incluíram maior adesão a protocolos e padronização do cuidado, redução de atrasos decisórios, qualificação das transições de cuidado, melhora de indicadores de competência em segurança do paciente e, em cenários específicos, recuperação clínica mais rápida em trauma complexo. Conclui-se que “pessoas + processos + tecnologia” constituem pacote de maior probabilidade de sucesso; recomenda-se priorizar treino de liderança, simulação interprofissional, vias clínicas com papéis definidos, governança de transições e promoção ativa de segurança psicológica para ganhos sustentáveis em qualidade e segurança assistencial.
Referências
AABERG, Oddveig Reiersdal et al. Team leader communication in ad hoc teams and its impact on team outcomes: a systematic review. BMC Health Serv Res, v. 25, n. 1, p. 780, 2025.
ALAJLAN, Ali Abdullah Mohammed et al. The role of electronic medical records (EMRs) and health informatic technician in enhancing interdisciplinary collaboration. International journal of health sciences, v. 8, n. S1, p. 1860–1869, 15 jan. 2024.
ALOTAIBI, Naif Ghanem M.; ALSHARIF, Maryam Saud. Implementation of clinical decision support systems in emergency settings: Enhancing interdisciplinary practice among nurses and pharmacists. International journal of health sciences, v. 1, n. S1, p. 372–380, 15 jan. 2017.
ALSHARARI, Sultan Mohammed F. et al. A Comprehensive Review on the Synergy between Emergency Services, Nurses, Assistant Nurses, and Laboratory Teams in Critical Care. Journal of Ecohumanism, v. 3, n. 8, 27 dez. 2024.
BAGOT, Kathleen L. et al. Factors influencing the successful implementation of a novel digital health application to streamline multidisciplinary communication across multiple organisations for emergency care. Journal of Evaluation in Clinical Practice, v. 30, n. 2, p. 184–198, 18 mar. 2024.
DIAZ, Carmen M. et al. Defining conditions for effective interdisciplinary care team communication in an open surgical intensive care unit: a qualitative study. BMJ Open, v. 13, n. 12, p. e075470, 13 dez. 2023.
FONTENOT, Taylor M.; ANTONESCU, Ioana; BAILEY, Heatherlee. Factors affecting critical care outcomes in the emergency department. Curr Opin Crit Care, v. 31, n. 5, p. 566–574, 2025.
GIFFORD, Rachel et al. Working together in emergency care? How professional boundaries influence integration efforts and operational performance. International Journal of Operations & Production Management, v. 42, n. 13, p. 54–78, 19 dez. 2022.
GRAUERHOLZ, Kathryn R. et al. Fostering Vicarious Resilience for Perinatal Palliative Care Professionals. Frontiers in Pediatrics, v. 8, 8 out. 2020.
HARRIS, Sonia Rose et al. A Novel Approach to Care Redesign Collaboration Between Emergency and Specialty Departments: Qualitative Experience Report. JMIR Form Res, v. 9, p. e22028–e22028, 2025.
HICKS, Christopher M.; BANDIERA, Glen W.; DENNY, Christopher J. Building a Simulation‐based Crisis Resource Management Course for Emergency Medicine, Phase 1: Results from an Interdisciplinary Needs Assessment Survey. Academic Emergency Medicine, v. 15, n. 11, p. 1136–1143, 3 nov. 2008.
JEFFERS, Amy M.; ANDERSON, Christopher. A guide to developing teams for successful healthcare quality improvement projects. Curr Probl Pediatr Adolesc Health Care, v. 55, n. 7, p. 101802, 2025.
KANEKO, Regina Mayumi Utiyama et al. Simulação in Situ, uma Metodologia de Treinamento Multidisciplinar para Identificar Oportunidades de Melhoria na Segurança do Paciente em uma Unidade de Alto Risco. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, n. 2, p. 286–293, jun. 2015.
MARTINS DE OLIVEIRA, Margarete Aparecida et al. Integração Interprofissional e Interdisciplinar em Unidades de Terapia Intensiva e Emergência: Impactos na Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 7, n. 3, p. 1440–1452, 17 mar. 2025.
MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 17, n. 4, p. 758–764, dez. 2008.
MOSQUEDA, Laura A. Expanding the role of interdisciplinary teams in the emergency department: Using a consultative model to serve older adults who are abused. Journal of the American Geriatrics Society, v. 70, n. 11, p. 3061–3063, 5 nov. 2022.
NARAJEENRON, Khuansiri et al. Enhancing Team Strategies and Tools to Enhance Performance and Patient Safety Performance Through Medical Movies, Massive Open Online Courses, and 3D Virtual Simulation-Based Interprofessional Education: Mixed Methods Double-Blind Quasi-Experimental Study. J Med Internet Res, v. 27, p. e67001–e67001, 2025.
OLIVEIRA, Juanna Elisa et al. Perception of the multidisciplinary team and the patient’s family companion regarding their presence during emergency room care. Einstein (Sao Paulo), v. 23, p. eAO0871–eAO0871, 2025.
ØSTERVANG, Christina et al. Health professionals’ perspectives of patients’ and family members’ needs in emergency departments and patient pathway improvement: a qualitative study in Denmark. BMJ Open, v. 12, n. 2, p. e057937, 28 fev. 2022.
SADEGHNEZHAD, Hossein et al. Barriers and Facilitators of Using Clinical Guidelines for Cardiopulmonary Resuscitation from the Point of View of Emergency Department Nurses. Journal of Qualitative Research in Health Sciences, v. 13, n. 2, p. 106–110, 23 jun. 2024.
SASANGOHAR, Farzan et al. Provider Burnout and Fatigue During the COVID-19 Pandemic: Lessons Learned From a High-Volume Intensive Care Unit. Anesthesia & Analgesia, v. 131, n. 1, p. 106–111, 9 jul. 2020.
SOUSA, Kayo Henrique Jardel Feitosa et al. Humanização nos serviços de urgência e emergência: contribuições para o cuidado de enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 40, 2019.
TASBIHI, Navid et al. Patient safety competency and it associated with teamwork and psychological safety among emergency nurses in Iran. Sci Rep, v. 15, n. 1, p. 16602, 2025.
TOFANI, Luís Fernando Nogueira et al. A Rede de Atenção às Urgências e Emergências no Brasil: revisão integrativa da literatura. Saúde e Sociedade, v. 32, n. 1, 2023.
TOKUMARU, Teppei et al. Damage control strategy involving early strategic decision-making and staged surgical management in a hybrid emergency room system: A case report. Medicine (Baltimore), v. 104, n. 31, p. e43681–e43681, 2025.
WARING, PhD, PGCert L&T, MSc, BSc (Hons), Sara; HUMANN, PhD, PGCert L&T, MSc, BSc (Hons), Michael; DAWSON, MSc, BSc (Hons), Natasha. Facilitators and barriers to effective information sharing during international disaster response. Journal of Emergency Management, v. 17, n. 6, p. 469–486, 1 dez. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cognitus Interdisciplinary Journal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.