USO DE TECNOLOGIAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO PERMANENTE HOSPITALAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.71248/d0ex5507

Palabras clave:

Educação Continuada, Inteligência Artificial, Segurança do Paciente, Serviços de Saúde, Tecnologia Educacional, Treinamento de Pessoal

Resumen

A Educação Permanente em Saúde é uma diretriz essencial para o desenvolvimento profissional contínuo no ambiente hospitalar. Este artigo relata a experiência da implementação de tecnologias digitais e ferramentas com inteligência artificial em um hospital de referência no interior do Ceará, entre janeiro de 2022 e setembro de 2024. A plataforma Builderall foi adotada para promover treinamentos por meio de e-learning, o que resultou em aumento de 30% na adesão. Também foi desenvolvida uma cartilha educativa para pacientes e familiares, visando à prevenção de eventos adversos. O uso do sistema Epimed Solutions possibilitou monitoramento clínico mais eficiente e personalização de estratégias formativas com base em indicadores. Como resultado, houve maior engajamento dos profissionais, redução de eventos adversos, 100% de conformidade em avaliações nacionais e reconhecimento com selo de segurança. Conclui-se que o uso de tecnologias e inteligência artificial fortalece significativamente a educação permanente hospitalar e a cultura da segurança do paciente.

Biografía del autor/a

  • Rosa Kethllyn Chaves Grangeiro

    Enfermeira

  • Natana Kelly de Sousa Matos

    Enfermeira

  • Clara Meline de Sá Barreto Grangeiro Macêdo

    Enfermeira

  • Marcia Vasconcelos Leite

    Enfermeira

  • Silvino Ítalo Landim Rolim

    Enfermeiro

  • Atonia Zuilane de Lima Barbosa Vilar

    Enfermeira

  • Ana Salvany Pastor Lobo

    Enfermeira

  • Amanda Giselle Garcia Alves Morais

    Enfermeira

  • Thiago Chaves de Morais

    Enfermeiro

Referencias

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Publicado

2025-04-14

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

USO DE TECNOLOGIAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO PERMANENTE HOSPITALAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. (2025). Cognitus Interdisciplinary Journal, 2(2), 106-114. https://doi.org/10.71248/d0ex5507

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