EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COLABORATIVAS NO CUIDADO INTEGRADO
DOI:
https://doi.org/10.71248/jabf4v53Palabras clave:
Colaboração Intersetorial, Educação Interprofissional, Habilidades Sociais.Resumen
A Educação Interprofissional (EIP) promove a aprendizagem colaborativa entre profissionais da saúde, qualificando o cuidado em resposta à crescente complexidade das demandas e à fragmentação dos serviços. Ao fortalecer o trabalho em equipe, a EIP contribui para a centralidade no usuário. Este estudo tem como objetivo analisar as estratégias da EIP voltadas ao desenvolvimento de competências colaborativas no contexto do cuidado integrado, por meio de uma revisão integrativa da literatura, realizada em 2025, com dados das bases LILACS, MEDLINE e PUBMED. A aplicação da EIP em cenários reais, com metodologias ativas e facilitadores capacitados, favorece o desenvolvimento de habilidades como comunicação e clareza de papéis, fortalecendo a formação para contextos complexos. Conclui-se que a EIP é uma estratégia essencial para formar profissionais mais preparados, humanizados e alinhados aos princípios do SUS, especialmente quando estruturada com apoio institucional e integração entre teoria e prática.
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