PARA ALÉM DA ESCRITA: ENSINO DE HISTÓRIA E REPRESENTAÇÕES DA SEGUNDA GUERRA NA OBRA DE BICICLETA NA GUERRA DE NICOLA CINQUETTI

Authors

  • Jéssica Karoliny Araújo de Oliveira UESPI/CCM Author
  • Pedro Pio Fontineles Filho Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Author

DOI:

https://doi.org/10.71248/empqvj70

Keywords:

História, Guerra, Literatura, Infância

Abstract

Este artigo analisa as intersecções entre literatura e acontecimentos políticos a partir da obra De Bicicleta na Guerra de Nicola Cinquetti, destacando seu potencial para o ensino de História. A análise contempla o percurso intelectual e cívico do autor, evidenciando como suas narrativas literárias estimulam a criatividade, a imaginação e a construção de saberes em áreas como História e Literatura, História e Política, História e Guerra, e História e Gênero. As temáticas do poder — em suas dimensões políticas, sociais, culturais e de gênero — são abordadas de forma crítica e sensível, especialmente por meio da representação da guerra. A proposta pedagógica inclui a adaptação de textos originalmente voltados ao público adulto para uma linguagem acessível ao público infantil, valorizando elementos de aventura e o olhar da criança como narradora, que mescla sua paixão pela bicicleta com relatos sobre o contexto bélico. A leitura literária, nesse sentido, amplia os horizontes dos alunos ao expô-los a experiências e valores diversos, promovendo reflexão e diálogo entre o imaginário literário e os fenômenos históricos e culturais.

Author Biographies

  • Jéssica Karoliny Araújo de Oliveira , UESPI/CCM

    Graduanda em Licenciatura em História

  • Pedro Pio Fontineles Filho , Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

    Bolsista do Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (PQ/DT), contemplado pelo Edital n. 004/2025 – UESPI/FAPEPI. Doutor em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) vinculado ao PPGHB-UFPI; Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Licenciado em História pela  e Letras-Inglês (UFPI). Tem pesquisas e estudos voltados para as relações entre História, Narrativas e Linguagens

References

AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha. Tradução de Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2008.

ARENDT, Hannah. A condição humana. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Edunesp, 2009.

CINQUETTI, Nicola. De bicicleta na guerra. São Paulo: Ática, 2022.

COGGIOLA, Osvaldo. Segunda Guerra Mundial: um balanço histórico. São Paulo: Xamã; Universidade de São Paulo, FFLCH, 1995.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2010. Vol. I, II e III.

GLEZER, Raquel. Prefácio. In: COGGIOLA, Osvaldo. Segunda Guerra Mundial: um balanço histórico. São Paulo: Xamã; Universidade de São Paulo, FFLCH, 1995.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX – 1914-1991. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

ANDERSON, Benedict. Nação e consciência nacional. São Paulo: Ática, 1989.

Published

2025-09-22

Issue

Section

Artigos

How to Cite

PARA ALÉM DA ESCRITA: ENSINO DE HISTÓRIA E REPRESENTAÇÕES DA SEGUNDA GUERRA NA OBRA DE BICICLETA NA GUERRA DE NICOLA CINQUETTI. (2025). Cognitus Interdisciplinary Journal, 2(3), 439-455. https://doi.org/10.71248/empqvj70

Similar Articles

1-10 of 64

You may also start an advanced similarity search for this article.