HISTÓRIA, ARTE E MEMÓRIA: A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA BRASILEIRA ATRAVÉS DE QUADRINHOS EDUCATIVOS

Authors

  • Wendy Camila Faustino Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Author
  • Pedro Pio Fontineles Filho Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil Author

DOI:

https://doi.org/10.71248/5h09w332

Keywords:

História, República, Ensino, Memória, Quadrinhos

Abstract

Esta pesquisa investiga as inúmeras potencialidades pedagógicas das histórias em quadrinhos na abordagem de conteúdos históricos, com foco em um dos momentos políticos mais importantes na história do Brasil, a Proclamação da República. Que será analisada na Obra História do Brasil em quadrinhos – Proclamação da República (2009), de Edson Rossatto, Laudo Ferreira Jr e Omar Viñole. O objetivo é analisar de que forma a arte sequencial pode contribuir para o ensino da história e para a formação da memória histórica dos estudantes, considerando os aspectos visuais, narrativos e simbólicos. O estudo parte da constatação de que, embora a transição do período monárquico para a República seja um tema recorrente nos currículos escolares, a sua abordagem tradicional é ainda nos dias de hoje se concentra na memorização de datas e a exaltação de figuras heroicas, o que pode afastar o interesse dos alunos. Com base em análise qualitativa da HQ selecionada, observou-se que os quadrinhos oferecem uma linguagem acessível e lúdica, sendo capaz de dialogar com o imaginário dos discentes e favorecer a compreensão crítica dos eventos históricos. A pesquisa conclui que o uso dos quadrinhos no ensino de História se apresenta como uma estratégia eficaz de mediação cultural, que aproxima os conteúdos escolares da realidade dos alunos e estimula uma leitura mais reflexiva do passado.

Author Biographies

  • Wendy Camila Faustino , Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

    Graduação em andamento em Licenciatura plena em história

  • Pedro Pio Fontineles Filho , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil

    Doutorado em História Social

References

ABUD, Kátia. Currículos de História e políticas públicas: os programas de História do Brasil na escola secundária. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997. p. 29-41.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. 5. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2008.

BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial: princípios e práticas do lendário cartunista. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 6. ed. São Paulo: EDUSP/FDE, 1998.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução de Bernardo Leitão et al. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1990. (Coleção Repertórios).

LUYTEN, Sonia Maria Bibe. O que é história em quadrinhos. São Paulo: Brasiliense, 1987.

RAMA, Ângela; VERGUEIRO, Waldomiro (orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

ROSSATTO, Edson; FERREIRA JR., Laudo; VIÑOLE, Omar. História do Brasil em quadrinhos – Proclamação da República. São Paulo: Europa, 2009.

MELO, Thaís de. O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na Educação: caminhos, cruzamentos e disputas (1900-1922). Revista Brasileira de Educação, v. 24, 2019.

OLIVEIRA, Cecilia Helena de Salles. Memória, historiografia e política: a independência do Brasil, 200 anos depois. Estudos Avançados, v. 36, n. 105, p. 23-42, ago. 2022.

ROSSATTO, Edson. História do Brasil em quadrinhos – Proclamação da República. Proclamação da República. São Paulo: Europa, 2009.

Published

2025-09-10

Issue

Section

Artigos

How to Cite

HISTÓRIA, ARTE E MEMÓRIA: A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA BRASILEIRA ATRAVÉS DE QUADRINHOS EDUCATIVOS. (2025). Cognitus Interdisciplinary Journal, 2(3), 361-387. https://doi.org/10.71248/5h09w332

Similar Articles

1-10 of 22

You may also start an advanced similarity search for this article.