HISTÓRIA, ARTE E MEMÓRIA: A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA BRASILEIRA ATRAVÉS DE QUADRINHOS EDUCATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.71248/5h09w332Palabras clave:
História, República, Ensino, Memória, QuadrinhosResumen
Esta pesquisa investiga as inúmeras potencialidades pedagógicas das histórias em quadrinhos na abordagem de conteúdos históricos, com foco em um dos momentos políticos mais importantes na história do Brasil, a Proclamação da República. Que será analisada na Obra História do Brasil em quadrinhos – Proclamação da República (2009), de Edson Rossatto, Laudo Ferreira Jr e Omar Viñole. O objetivo é analisar de que forma a arte sequencial pode contribuir para o ensino da história e para a formação da memória histórica dos estudantes, considerando os aspectos visuais, narrativos e simbólicos. O estudo parte da constatação de que, embora a transição do período monárquico para a República seja um tema recorrente nos currículos escolares, a sua abordagem tradicional é ainda nos dias de hoje se concentra na memorização de datas e a exaltação de figuras heroicas, o que pode afastar o interesse dos alunos. Com base em análise qualitativa da HQ selecionada, observou-se que os quadrinhos oferecem uma linguagem acessível e lúdica, sendo capaz de dialogar com o imaginário dos discentes e favorecer a compreensão crítica dos eventos históricos. A pesquisa conclui que o uso dos quadrinhos no ensino de História se apresenta como uma estratégia eficaz de mediação cultural, que aproxima os conteúdos escolares da realidade dos alunos e estimula uma leitura mais reflexiva do passado.
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