REVISÃO DE LITERATURA: ABORDAGEM DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO AOS CUIDADOS DA PREMATURIDADE EM RECÉM NASCIDOS E CONTINUIDADE DO CUIDADO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.71248/9x5wsn79

Palabras clave:

Enfermagem, Neonatologia, Prematuridade, Prevenção

Resumen

Introdução: A prematuridade é um grave problema de saúde no Brasil, é decorrente de circunstâncias imprevisíveis e diversas, independente de lugar ou classe social, ademais ocasiona uma desestruturação sentimental imensurável às famílias, além do alto custo social e financeiro (RAMOS & CUMAN, 2009). Materiais e Métodos:   Segundo a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), é quando ocorre antes das 37 semanas de gestação (< 259 dias), havendo decorrência ao parto no pré-termo espontâneo, consequentemente sobre o trabalho de parto prematuro e  incluindo a insuficiência cervical, pois visto isso, com ou sem ruptura das membranas ou sendo até mesmo eletivo, por indicação médica por intercorrências da gestante ou fetal. O primeiro ocorre dentro de dois terços de vários casos de nascimento dentro do pré-termo ou por decisão médica (SÁ; OLIVEIRA 2015). Resultados e Discussão: Estudos demonstram que o parto prematuro é o maior fator causal de morbimortalidade e mortalidades em neonatais. Estima-se que 75% dos trabalhos de parto prematuros são decorrentes de trabalho de parto natural (BORGES; SILVA, 2017). Conclusão: Todavia, o profissional de enfermagem tem total  autonomia de proporcionar estratégias de prevenção, promoção e recuperação da saúde aos pacientes recém nascidos e prematuros

Biografía del autor/a

  • Humberto Silva Bezerra, Centro Universitário Tocantinense Antônio Carlos Endereço: Araguaína, Tocantins, Brasil
     Enfermeiro Auditor | Enfermeiro da Qualidade | Gestão Hospitalar Habilitado em Laserterapia

Referencias

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Publicado

2025-11-13

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

REVISÃO DE LITERATURA: ABORDAGEM DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO AOS CUIDADOS DA PREMATURIDADE EM RECÉM NASCIDOS E CONTINUIDADE DO CUIDADO. (2025). Cognitus Interdisciplinary Journal, 2(3), 689-696. https://doi.org/10.71248/9x5wsn79

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