FATORES INTRA E EXTRAESCOLARES NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Autores

  • Gláucia Silva Rocha Must University Autor
  • Fernada Ventorim Pacheco Universidade Federal de Lavras UFLA/MG Autor
  • Walace Fraga Rizo MULTIVIX Autor

DOI:

https://doi.org/10.71248/yjgyqq83

Palavras-chave:

Educação, Dimensões extraescolares, Indicadores de qualidade educacional

Resumo

A qualidade no ensino envolve aspectos relacionados desde o ensino técnico científico até o ambiente escolar. Podendo de certa forma, influenciar diretamente nos resultados e no aprendizado dos estudantes. As dimensões intraescolares como o ambiente escolar, a infraestrutura física, laboratórios, a gestão escolar, o clima organizacional e as relações interpessoais devem ser consideradas. Esses fatores criam um ambiente propício para o aprendizado e para o desenvolvimento          integral dos alunos e futuros profissionais de saúde. Por outro lado, também podemos considerar que as dimensões extraescolares também influenciam a qualidade da educação. Tendo em vista que o contexto socioeconômico dos alunos, o suporte familiar, a disponibilidade de recursos e as políticas educacionais governamentais estão diretamente ligadas ao bom desenvolvimento e desempenho dos alunos em formação na área da saúde. A questão central é analisar como esses fatores impactam o desempenho acadêmico e a formação integral dos estudantes de saúde. Este estudo adotou uma abordagem metodológica de natureza mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos para proporcionar uma análise abrangente e multidimensional dos fatores intraescolares e extraescolares que influenciam a formação de profissionais da saúde, com um total de 63 participantes de duas diferentes instituições de ensino superior da região sul do estado do Espírito Santo. As considerações finais apontam para a necessidade de uma gestão educacional que valorize tanto os fatores internos quanto os externos, visando ao desenvolvimento pleno dos estudantes e à melhoria contínua da qualidade educacional.

Biografia do Autor

  • Gláucia Silva Rocha, Must University

     

    Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University.  Professora na Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (SEDU)

  • Fernada Ventorim Pacheco, Universidade Federal de Lavras UFLA/MG

     

    Pós Doutorado em Ciências Medicinais pela Universidade Federal de Lavras UFLA/MG, Brasil

  • Walace Fraga Rizo, MULTIVIX

    Doutor em Ciências, USP/RP. Professor na Empresa Brasileira de Ensino Pesquisa e Extensão S/A (MULTIVIX)

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Publicado

25.09.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FATORES INTRA E EXTRAESCOLARES NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE. (2025). Cognitus Interdisciplinary Journal, 2(3), 506-530. https://doi.org/10.71248/yjgyqq83

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