VIVÊNCIA DE EQUIPE VOLUNTÁRIA NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTO EXTENSIONISTA: APRENDIZAGEM E INTEGRAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE/COMUNIDADE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.71248/b3shwy02

Palabras clave:

Acolhimento, Aleitamento materno, Educação em saúde, Relação familiar

Resumen

A presente pesquisa relata a experiência da equipe voluntária na organização do evento online "Consultoria em Amamentação: um cuidado centrado na família", vinculado ao projeto de extensão Entardecer Científico da UNEMAT. O objetivo foi destacar a relevância da extensão universitária como ferramenta formativa e apresentar resultados da avaliação da atividade. Trata-se de um estudo descritivo que detalha a organização do evento, incluindo formação da equipe, cronograma e metodologia de coleta de dados via formulário. Participaram 79 inscritos, com 44 respondentes. A maioria era do gênero feminino (84,1%) e graduada ou cursando Enfermagem (100%). A satisfação com o tema e palestrante foi alta (97,3% e 100% nota máxima). O WhatsApp foi o principal meio de divulgação (65,9%). A maioria (90,9%) obteve mais de 60% de acertos, indicando boa assimilação, embora a questão sobre apoio à mãe no desmame e retorno ao trabalho tenha tido menor acerto (47,7%). Conclui-se que a extensão, por eventos online, promove integração entre academia e sociedade, capacitando futuros profissionais e enriquecendo sua formação.

Biografía del autor/a

  • Aliny Nunes da Cruz, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

  • Juceli Inácia Pereira da Silva Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

  • Keila Pedraça de Carvalho, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

  • Bruna Keiko Yoshino Barros, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

  • Karine Romana Rodrigues Ferreira, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

  • Italo Renan Vieira Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

  • Iany Eduarda Borges Rodrigues, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

  • Julia Alves de Miranda Pinto, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

  • Bianca Teshima de Alencar, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

  • Rosane Maria Andrade Vasconcelos, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Referencias

ABROCESI, L.; PEREIRA, M.; SANTOS, J.; LIMA, A. Aprendizagem experiencial na extensão universitária: impactos na formação em enfermagem e saúde mental. Cadernos de Pesquisa em Enfermagem, v. 18, n. 2, p. 123-135, 2022.

BARRETO, E. L. S. L.; FERREIRA, G. S. B.; BOTELHO, R. M. Amamentação: os desafios apresentados pelas puérperas e as contribuições da enfermagem. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 6, n. 13, p. 1892–1905, 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção humanizada ao recém-nascido: Método Canguru – Manual técnico. 3. Ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no Sistema Único de Saúde – SUS: manual de implementação. 2015.

BEZERRA, I. N. M.; NASCIMENTO, J. L. DO; FERREIRA, B. N. C.; LIMA, J. C. S.; GUERRA, E. C. A extensão universitária na promoção à saúde: projeto Saúde em Foco. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 361–373, 2023.

CARVALHO, M. E. P.; TOMA, T. S.; RIBEIRO, M. A. Desafios para a promoção do aleitamento materno: uma análise crítica da prática multiprofissional na atenção básica. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, Recife, v. 22, n. 3, p. 543–551, 2022.

FRANCO, L. P.; SANTOS, M. A.; SILVA, J. F.; OLIVEIRA, R. S.; COSTA, A. B. Utilização de lives como ferramenta de educação em saúde durante a pandemia pela COVID-19. [S.l.], [s.d.]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/yVCyYWbQPrZNYdB9sYtWwHt/. Acesso em: 7 jul. 2025.

FREIRE, M. J.; TEIJEIRO, M.; PAIS, C. Políticas educativas y empleabilidad: ¿cuáles son las competencias más influyentes. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, [S. l.], v. 19, n. 28, p. 1–24, 2011.

GONÇALVES, C. R. A.; LÜBECK, E. Experiências da extensão universitária para a cultura e a formação cidadã. Mídia e Cotidiano, v. 14, n. 2, p. 167-183, 2020.

HOFFMANN, L. V.; CIORCERO, N. M.; ALMEIDA, V. G. de; ZILLES, A.; ZEM, F.; MARQUES, C. M. Gestão e organização de evento acadêmico online no curso de medicina como ferramenta de atualização em tempos de pandemia: um relato de experiência. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 7, p. 65304–65312, 2021.

OLIVEIRA, C. E. Aprendizagem experiencial na extensão universitária: impactos na formação em enfermagem e saúde mental. Cadernos de Pesquisa em Enfermagem, v. 19, n. 1, p. 45-57, 2023.

PEREIRA, J.; SILVA, M.; OLIVEIRA, A. A contribuição dos projetos de extensão para a formação discente. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Brasília, v. 12, n. 3, p. 45-58, 2023.

RIVERO, C.; ALMEIDA, F.; COSTA, J. Eventos online: alcance, acessibilidade e flexibilização organizacional. Revista de Gestão de Eventos, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 123–136, 2023.

RODA, S. R.; BASTOS, R. A.; GONDINHO, B. V. C.; BULGARELI, J. V.; OCTAVIANI, J. V; PEREZ, S.; GUERRA, L. M. Contradições na experiência da amamentação: um estudo clínico‑qualitativo em mulheres frequentadoras de um serviço de incentivo ao aleitamento materno. Revista Psicologia e Saúde, v. 15, n. 1, 2023.

SANTANA, R. R.; SANTANA, C. C. A. P.; NETO, S. B. C.; OLIVEIRA, Ê. C. Extensão Universitária como Prática Educativa na Promoção da Saúde. Educação & Realidade, v. 46, n. 2, p. e98702, 2021.

SANTOS, M. A. dos; OLIVEIRA, P. R. de; SOUZA, T. M. Trabalho em equipe na formação acadêmica: um estudo sobre competências desenvolvidas. Revista Brasileira de Educação, Brasília, v. 27, e270053, 2022.

SILVA, A. B.; BRADASCIA, J. S. Estratégias de desenvolvimento de competências socioemocionais de estudantes de um curso de graduação em Administração. REUNIR, Campina Grande, v. 13, n. 5, p. 80–100, 2024.

SILVA, M. M. J.; RUELA, L. O.; MORAIS, C. V. C.; MICHELON, T. M.; CIETO, J. F.; COSTA, G. K. F.; SANTARATO, N.; GLAVINA, W. S. N.; RODRIGUES, A. M. U.; MONTEIRO, J. C. S. Eventos virtuais promovidos pela liga de cuidados à saúde da mulher na pandemia de covid-19. Escola Anna Nery, v. 27, p. e20220292, 2023.

SOARES, L. S.; CRUZ, L. G. B.; PAULA, A. K. N.; CUNHA, R. E. S.; LEÓDIDO, L. V. Rotina e práticas de um projeto de extensão em amamentação em um hospital estadual. Parnaíba, PI: Universidade Federal do Delta do Parnaíba, 2023. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/12_lorena_sousa_soares_59_0.pdf. Acesso em: 7 jul. 2025.

UNESPAR. Impactos da extensão universitária na formação em enfermagem e transformação social: percepções de docentes e discentes extensionistas. [S. l.], Universidade Estadual do Paraná, 2023. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/ensinoepesquisa/article/download/7140/5618/25778. Acesso em: 7 jul. 2025.

VOLANTE, E. A. C.; ANDRADE, A. A. V. Evolução do conceito da extensão universitária no Brasil e sua inserção nas normativas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 20, n. 1, e23274, 2024.

Publicado

2025-08-20

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

VIVÊNCIA DE EQUIPE VOLUNTÁRIA NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTO EXTENSIONISTA: APRENDIZAGEM E INTEGRAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE/COMUNIDADE. (2025). Cognitus Interdisciplinary Journal, 2(3), 254-271. https://doi.org/10.71248/b3shwy02

Artículos similares

1-10 de 77

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.