USO DE TECNOLOGIAS EM VÍDEO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DOS CUIDADOS PÓS-REANIMAÇÃO NEONATAL: UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.71248/42g62s02

Palavras-chave:

Cuidados Pós-Reanimação, Educação em Saúde, Ensino por Vídeo, Reanimação Neonatal, Tecnologias Educacionais, Treinamento em Serviço

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar, por meio de uma revisão narrativa, as evidências disponíveis sobre o uso de tecnologias em vídeo como ferramenta educacional para o ensino dos cuidados pós-reanimação neonatal. Foram selecionados 16 artigos publicados nos últimos dez anos, extraídos de bases de dados como PubMed, SciELO, ScienceDirect, LILACS e Google Scholar. Os resultados apontam que vídeos educacionais, incluindo revisões de reanimação, debriefings assistidos e aplicativos móveis, promovem maior retenção de habilidades técnicas e não técnicas, melhoram o desempenho das equipes e facilitam o acesso à capacitação, especialmente em contextos com limitações estruturais. Além disso, tecnologias emergentes como simulações com inteligência artificial e gravações com rastreamento ocular ampliam as possibilidades de aprendizado. Conclui-se que as tecnologias em vídeo são recursos promissores para o ensino em saúde neonatal, com potencial para contribuir com a qualidade assistencial e a segurança do paciente. Contudo, são necessárias mais pesquisas que avaliem o impacto dessas intervenções na prática clínica e nos desfechos neonatais.

Biografia do Autor

  • Lilyan Sales de Araújo, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - UNIPLAN

    Graduanda em Enfermagem

  • Jaqueline Barbosa Costa, Secretaria de Estado da Saúde do DF

    Mestre em educação profissional e tecnológica IFB. Enfermeira Obstetra 

  • Franciele Pereira da Silva, Faculdade ICESP

    Pós-graduanda em Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica

  • Sheylla Karine Medeiros, Faculdade de Medicina de Petrópolis/ Hospital Alcides Carneiro - Petrópolis – Rj

    Médica Pediatra e Radiologista

  • Gustavo Almeida Ramos, Centro Universitário Alfredo Nasser

    Graduando em Medicina

  • Denise Gonçalves Moura Pinheiro, Unichristus

    Doutorado

  • Nathalia Vitória da Silva, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

    Graduanda em Enfermagem

  • Adriana dos Santos Estevam, Centro Universitário Maurício de Nassau - Uninassau

    Enfermeira, Doutora em Biotecnologia Saúde

  • Vitória Cristina Araújo Palmeira, Universidade da Amazônia – UNAMA

    Fisioterapeuta, pós-graduada em Terapia Intensiva em Neonatologia e Pediatria

  • Naiara da Silva Santana, UNIFACS – Universidade Salvador

    Graduada em Enfermagem

  • Ricardo Câmara Ribeiro, Unifipmoc

    Graduado em Fisioterapia

  • Maria Fabiana Rodrigues Vieira , Afya FCM - JP

    Mestre em Saúde

Referências

ADES, Anne; LEE, Henry C. Update on simulation for the Neonatal Resuscitation Program. Seminars in Perinatology, v. 40, n. 7, p. 447–454, nov. 2016.

AJMERA, Chirag; ARORA, Jyoti; TANEJA, Nikhil. A study to assess the effectiveness of video assisted teaching on knowledge regarding kangaroo mother care among staff nurses working in selected hospitals, at jaipur. ShodhKosh: Journal of Visual and Performing Arts, v. 5, n. 1, p. 3121–3125, 30 jun. 2024.

CARVALHO, Beatriz Molina et al. Baby Date: a mobile application for teaching nursing care to newborns in primary care. Revista latino-americana de enfermagem, v. 32, p. e4164, 2024.

DELGADO, Carlos Alberto et al. Continuous training and certification in neonatal resuscitation in remote areas using a multi-platform information and communication technology intervention, compared to standard training: A randomized cluster trial study protocol. F1000Research, v. 6, p. 1599, 8 mar. 2018.

HORIUCHI, Sayaka et al. Use of digital technologies for staff education and training programmes on newborn resuscitation and complication management: a scoping review. BMJ Paediatrics Open, v. 8, n. 1, p. e002105, 15 maio 2024.

LAURENCE, Dan; PATTERSON, Helen. Artificial Intelligent Branching Simulations (AIBS) in Critical Care Neonatal Nursing. ASCILITE Publications, p. 115–116, 11 nov. 2024.

LIAQAT, Mishal et al. Efficacy of pedagogical framework in neonatal resuscitation skill learning in a resource-limited setting: a randomized controlled trial. BMC Medical Education, v. 21, n. 1, p. 436, 18 dez. 2021.

O’CURRAIN, Eoin; DAVIS, Peter G.; THIO, Marta. Educational Perspectives: Toward More Effective Neonatal Resuscitation: Assessing and Improving Clinical Skills. NeoReviews, v. 20, n. 5, p. e248–e257, maio 2019.

RITTENSCHOBER-BÖHM, Judith et al. Evaluation of a Video-Based Concept for Hand Hygiene Education of Parents in a Neonatal Intensive Care Unit. Healthcare, v. 12, n. 17, 1 set. 2024.

SANT’ANNA RAMOS VOSGERAU, Dilmeire; PAULIN ROMANOWSKI, Joana. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 165, 12 jul. 2014.

SAWYER, Taylor et al. The Effectiveness of Video-Assisted Debriefing Versus Oral Debriefing Alone at Improving Neonatal Resuscitation Performance: A Randomized Trial. Simulation in Healthcare, v. 7, n. 4, 2012.

STITTUM, Heard et al. Impact of an Educational Clinical Video Combined with Standard Helping Babies Breathe Training on Acquisition and Retention of Knowledge and Skills among Ethiopian Midwives. Children 2023, Vol. 10, Page 1782, v. 10, n. 11, p. 1782, 4 nov. 2023.

SU, Juanjuan; ZHAO, Suqin. An Interactive Nursing Knowledge System Based on Artificial Intelligence and Its Implications for Neonatal Care Management. Wireless Communications and Mobile Computing, v. 2022, p. 1–8, 28 jun. 2022.

WAGNER, Michael et al. Video-based reflection on neonatal interventions during COVID-19 using eye-tracking glasses: an observational study. Archives of Disease in Childhood - Fetal and Neonatal Edition, v. 107, n. 2, p. 156–160, mar. 2022.

WEIMAR, Zoe et al. Impact of the Neonatal Resuscitation Video Review program for neonatal staff: a qualitative analysis. Pediatric research, 4 out. 2024.

YOUSEF, Nadya; MOREAU, Romain; SOGHIER, Lamia. Simulation in neonatal care: towards a change in traditional training? European Journal of Pediatrics, v. 181, n. 4, p. 1429–1436, 12 jan. 2022.

Downloads

Publicado

10.07.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

USO DE TECNOLOGIAS EM VÍDEO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DOS CUIDADOS PÓS-REANIMAÇÃO NEONATAL: UMA REVISÃO NARRATIVA. (2025). Cognitus Interdisciplinary Journal, 2(3), 161-173. https://doi.org/10.71248/42g62s02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

41-50 de 80

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.