O ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DOS QUADRINHOS: REFLEXÕES SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Autores

  • Antonia Alexsandra da Silva Araujo UESPI/CCM Autor
  • Pedro Pio Fontineles Filho Universidade Estadual do Piauí Autor

DOI:

https://doi.org/10.71248/qr89pm98

Palavras-chave:

Quadrinhos, Independência do Brasil, Ensino de História, História do Brasil

Resumo

Este estudo investiga de que maneira a obra História do Brasil em Quadrinhos – Independência do Brasil, de Manoel de Souza, Edson Rossatto e et al, apresenta o processo de Independência do Brasil. O objetivo é compreender como a narrativa visual contribui para a construção de interpretações desse acontecimento histórico, destacando tanto seus potenciais quanto suas limitações no ensino de História. A pesquisa se insere no campo da História Cultural em diálogo com a História Social, articulando-se ainda com reflexões sobre a linguagem dos quadrinhos e sua aplicação na educação. Para tanto, foram utilizadas a análise de conteúdo e a análise iconográfica, confrontando a narrativa da HQ com interpretações historiográficas consolidadas. Os resultados indicam que a obra funciona como uma síntese acessível do processo histórico, utilizando recursos visuais que favorecem a aprendizagem, mas que, ao mesmo tempo, simplifica certos aspectos, exigindo a mediação crítica do professor para uma contextualização mais aprofundada.

Biografia do Autor

  • Antonia Alexsandra da Silva Araujo , UESPI/CCM

     Graduanda em Licenciatura em História

  • Pedro Pio Fontineles Filho , Universidade Estadual do Piauí

    Bolsista do Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (PQ/DT), contemplado pelo Edital n. 004/2025 – UESPI/FAPEPI. Doutor em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) vinculado ao PPGHB-UFPI; Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Licenciado em História pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Letras-Inglês (UFPI). Tem pesquisas e estudos voltados para as relações entre História, Narrativas e Linguagens

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Publicado

19.09.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DOS QUADRINHOS: REFLEXÕES SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. (2025). Cognitus Interdisciplinary Journal, 2(3), 361-374. https://doi.org/10.71248/qr89pm98

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