Sobre a Revista
A Cognitus Interdisciplinary Journal (ISSN: 3085-6124) é um periódico científico multidisciplinar e interdisciplinar sem fins lucrativos, comprometido com o avanço e a promoção da produção científica no Brasil. Nosso objetivo é estimular a produção de conhecimento geográfico interdisciplinar, publicando estudos que explorem as intercessões entre população, espaço e ambiente, além de conteúdos de relevância internacional.
A CIJ aceita artigos em português, inglês e espanhol, e cada manuscrito recebe um Identificador Digital de Objeto (DOI), assegurando a sua indexação e rastreabilidade.
Público-Alvo
A revista é destinada a pesquisadores, profissionais de saúde e áreas correlatas, acadêmicos e gestores em saúde pública interessados em promover a saúde integral das comunidades.
Categorias de Artigos
A CJIR publica diversas categorias de artigos, incluindo:
- Artigos originais
- Revisões sistemáticas
- Revisões integrativas
- Revisões narrativas
- Inovação tecnológica
- Reflexões
- Relatos de experiências
Indexação
A Cognitus Interdisciplinary Journal não é uma revista indexada.
Periodicidade
A Cognitus Interdisciplinary Journal é uma revista científica online, de periodicidade trimestral , que adota um sistema de fluxo contínuo tanto para submissão quanto para publicação de trabalhos.
Arquivamento
Utilizamos o sistema LOCKSS para criar um arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, permitindo a preservação e restauração permanente dos conteúdos da revista.
Processo de Avaliação Pelos Pares
Os textos encaminhados para a Cognitus Interdisciplinary Journal terão a avaliação cega por dois profissionais colaboradores (double blind peer review). Em caso de discordância, o texto poderá ser encaminhado a um terceiro avaliador
Os artigos devem ser originais e inéditos. Não serão aceito artigos que tenham sido encaminhados para avaliação em outros periódicos. O processo avaliativo conta com a participação de avaliadores externos. Em caso de controvérsia na opinião dos pareceristas, o editor chefe poderá encaminhar o texto para um terceiro parecerista para reunir mais elementos que subsidiem sua decisão.
No processo de seleção, consideram-se três situações: texto aprovado para publicação, texto reencaminhado ao autor para modificações ou texto recusado. Os textos modificados pelos autores serão encaminhados aos mesmos pareceristas que avaliaram a primeira versão. O tempo padrão para avaliação dos textos será de 15 dias, a partir da data do recebimento.
Declaração de Mal Prática de Ética e Publicação
Nossa declaração é baseada no Código de Conduta e nas Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Revista (Committee on Publication Ethics, 2011). Os manuscritos submetidos à Cognitus Interdisciplinary Journal são submetidos a uma verificação minuciosa da originalidade no software de detecção de páginas antes de serem alvo de revisão pelos pares.
Normas de Submissão
As normas de submissão de artigos estarão disponíveis no site da revista e devem seguir as diretrizes do estilo de citação ABNT ou Vancouver
Decisões Editorais
As decisões editoriais sobre os manuscritos podem incluir:
- Rejeição imediata: Quando o texto não apresenta relevância científica suficiente ou não se encaixa no escopo da revista.
- Menores revisões: O manuscrito requer poucas alterações, que podem ser realizadas em um período de 5 a 10 dias e envolvem menos da metade das seções.
- Maiores revisões: O manuscrito necessita de várias mudanças significativas, levando entre 6 a 15 dias, mas sem necessidade de refazer tabelas ou experimentos.
- Rejeitar e resubmeter: O manuscrito demanda mudanças substanciais no método e nos resultados, exigindo a reformulação de tabelas ou experimentos, e pode levar mais de um mês para ser revisado.
- Rejeição: Após a revisão por pares, se os revisores identificarem falta de originalidade ou equívocos significativos que não podem ser corrigidos.
Certificados, Declarações e Carta de Aceite
A CJIR oferece a todos os autores um Certificado de Publicação. Os certificados são emitidos em formato PDF e contêm o título do artigo, link do artigo, DOI, data de publicação e a assinatura do editor-chefe.