Atenção Primária E Educação Em Saúde: Fortalecendo A Prevenção E O Autocuidado
DOI:
https://doi.org/10.71248/bw21ma81Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde, Prevenção de Doenças, Promoção da Saúde, AutocuidadoResumo
Este estudo analisa como a integração entre Atenção Primária e Educação em Saúde pode fortalecer a prevenção de doenças e o autocuidado, abordando desafios e oportunidades no contexto assistencial. Para tanto, realizou-se uma revisão exploratória-descritiva em bases de dados como PubMed, SciELO e LILACS, utilizando descritores relacionados à Atenção Primária, prevenção de doenças, educação em saúde e autocuidado. Os artigos selecionados foram submetidos à análise de conteúdo, permitindo a categorização dos principais temas emergentes: práticas de educação em saúde, tecnologias de suporte, capacitação de profissionais e abordagens interprofissionais. Como principais resultados, identificou-se que a adoção de metodologias participativas, o incentivo ao autocuidado e a implementação de ferramentas digitais potencializam o envolvimento dos usuários, contribuindo para a redução de agravos e a promoção de hábitos saudáveis. Conclui-se que o fortalecimento da prevenção e do autocuidado na Atenção Primária está diretamente relacionado à qualificação das equipes, ao uso de estratégias tecnológicas e à participação ativa da comunidade, mostrando-se essencial para a melhoria dos indicadores de saúde e para a sustentabilidade do sistema de saúde.
Referências
BROMMELSIEK, Margaret; PETERSON, J. Self-Care for Advanced Practice Nursing Students in Rural Primary Care. The Journal of Nursing Education, v. 61, n. 4, p. 187-191, 2022. DOI: 10.3928/01484834-20220209-03.
KANG, Jaeseung. Disease prevention measures applicable to primary healthcare clinics. Journal of the Korean Medical Association, 2024. DOI: 10.5124/jkma.2024.67.4.226.
LABEGALINI, Célia Maria Gomes; TRAVAGIM, Marcela Fernandes; PINI, Jéssica Dos Santos; SPIGOLON, Dandara Novakowski. Ações de educação em saúde na estratégia saúde da família na perspectiva dos profissionais. Ciência Cuidado e Saúde, v. 21, 2022. DOI: 10.4025/ciencuidsaude.v21i0.61606.
LAWRENCE, W. et al. Meeting the UK Government’s prevention agenda: primary care practitioners can be trained in skills to prevent disease and support self-management. Perspectives in Public Health, v. 142, p. 158-166, 2021. DOI: 10.1177/1757913920977030.
MACIAS-ALVIA, Aida Monserrate et al. Self-care in primary health care in the nursing career. International Journal of Health Sciences, 2022. DOI: 10.53730/ijhs.v6n3.13694.
MILANI, C. et al. Enhancing Primary Health Care through Interprofessional education: Insights from a Training Workshop. Annali di igiene: medicina preventiva e di comunita, 2024. DOI: 10.7416/ai.2024.2631.
NAKAKUWA, Filippine N. et al. Assessment of the implementation of health education in primary health care facilities, Kavango, East Region, Namibia. Journal of Public Health in Africa, v. 14, 2023. DOI: 10.4081/jphia.2023.2248.
RISTOVSKI-KORNIĆ, Danijela; SOKIĆ, Zorica. The improvement of public health in the post-COVID era. Proceedings of the International Congress Public Health - Achievements and Challenges, 2024. DOI: 10.5937/batutphco24168r.
VAN PELT, Patricia. Prevention Platform. International Journal of Integrated Care, v. 23, supl. 1, p. 509, dez. 2023. DOI: 10.5334/ijic.ICIC23532. Disponível em: https://doi.org/10.5334/ijic.ICIC23532. Acesso em: 10 mar. 2025.
WILLIS, V. et al. Digital Health Interventions to Enhance Prevention in Primary Care: Scoping Review. JMIR Medical Informatics, v. 10, 2021. DOI: 10.2196/33518.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cognitus Interdisciplinary Journal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.