Educação Popular Em Saúde Nos Últimos Anos: Uma Revisão Narrativa Da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.71248/seqzhx26

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Equidade em Saúde, Participação da Comunidade

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar os avanços, desafios e perspectivas da Educação Popular em Saúde nos últimos anos, por meio de uma revisão narrativa da literatura. A metodologia envolveu a busca de artigos científicos publicados entre 2020 e 2025 nas bases de dados PubMed, SciELO, Scopus e ScienceDirect, utilizando os descritores "Educação Popular em Saúde". Os resultados indicam que a EPS tem avançado na valorização dos saberes populares, na humanização do cuidado e na promoção da participação comunitária. No entanto, desafios como a escassez de investimentos, a falta de institucionalização e a resistência a abordagens pedagógicas emancipatórias ainda limitam sua consolidação. A literatura destaca a importância da EPS para a democratização do acesso à saúde, além de seu potencial para fortalecer a autonomia dos sujeitos e a equidade nas práticas de saúde coletiva. Conclui-se que, apesar dos avanços, a efetivação da EPS ainda enfrenta obstáculos estruturais e políticos, exigindo maior comprometimento institucional para garantir sua implementação sustentável e ampliada.

Biografia do Autor

  • Renan Vasconcelos da Ponte, Centro Universitário Christus- UNICHRISTUS

    Pós-Graduado em Fisioterapia Dermato-Funcional

  • Bárbara Aimée Sampaio Machado, Universidade Potiguar - UNP

    Graduanda em Medicina

  • Ana Carolina Rodrigues de Oliveira Oliveira, Universidade Potiguar + UNP

    Graduanda em Medicina, Universidade Potiguar + UNP

  • Itallo Thiago Santos de Lira, UNIFACISA - Centro Universitário Facisa

    Graduado em Medicina

  • Ana Clara Perez Huada, Faculdade Ciências Médicas de Minas Garais 

    Graduanda em Medicina

  • Maria Victoria Delmonte Dias Da Motta, UNIFAA - Centro Universitário de Valença

    Graduanda em Medicina

  • José Gabriel de Souza Mesquita, Secretaria do Estado de Saúde do Acre (SESACRE)

    Graduado em Fisioterapia

  • Isabella Moura Stephane, Estácio Idomed - Ribeirão Preto SP

    Graduando em Medicina

  • Amanda Bello Zeidan, Anhanguera (Campo Grande MS)

    Graduanda em Medicina

  • Yana Queiroz Rodrigues , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

    Graduado em Farmácia

  • Romaryo Mareco Alves de Sá, Unifsm - Cajazeiras Paraíba (PB)

    Graduado em Medicina

  • Lucas Eleoterio de Souza Guimarães, Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos IMEPAC 

    Graduando em Medicina

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Publicado

04.02.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação Popular Em Saúde Nos Últimos Anos: Uma Revisão Narrativa Da Literatura. (2025). Cognitus Interdisciplinary Journal, 2(1), 97-104. https://doi.org/10.71248/seqzhx26

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