EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA DOENÇAS CRÔNICAS: EXPERIÊNCIAS INTERPROFISSIONAIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Autores

  • Kimberlly Dominique Lins de Morais Uninassau Boa Viagem Autor
  • Maria Vigoneti Araújo Lima Armelin Universidade Federal do Mato Grosso do Sul-UFMS -Campus de Três Lagoas Autor
  • Maria Thereza Canal Afoumado Universidade Federal do Espírito Santo Autor
  • Leiliany Magno Cunha Universidade Estadual do Ceará Autor
  • Rafael Marques França Cesumar Autor
  • Willker Menezes da Rocha UNESA Autor https://orcid.org/0000-0002-3890-2902
  • Artur Valério Marques Centro Universitário Evangélico de Goiás Autor https://orcid.org/0009-0005-5724-4449
  • Samya Maria Andrade Alves Universidade Federal do Maranhão Autor https://orcid.org/0009-0000-3658-0308
  • Érica Alves Ferreira Gordillo Centro de Ensino Superior de Campos Gerais Autor
  • Ernesto Valdes Gordillo Universidade Federal de Roraima Autor
  • Iana Gracieli de Queiroz Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP Autor https://orcid.org/0000-0003-4948-7828
  • Hélder Machabana Pontifícia Universidade Católica – Rio de Janeiro Autor

DOI:

https://doi.org/10.71248/banw9v02

Palavras-chave:

Adesão ao Tratamento, Atenção Primária à Saúde, Doença Crônica, Educação em Saúde, Interprofissionalidade

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar experiências interprofissionais de educação em saúde voltadas ao cuidado de pessoas com doenças crônicas na Atenção Primária à Saúde (APS). Foi realizada uma revisão integrativa de literatura, com busca nas bases MEDLINE, LILACS, BDENF e BBO, contemplando publicações entre 2020 e 2025. A seleção resultou em 10 artigos que atenderam integralmente aos critérios de inclusão. Os resultados demonstraram que intervenções educativas interprofissionais favorecem o empoderamento do paciente, ampliam a adesão ao tratamento, promovem o autocuidado e contribuem para a redução de hospitalizações evitáveis. Foram identificadas experiências exitosas como uso de coaching dialógico, vídeos educativos, visitas domiciliares de enfermagem e campanhas comunitárias, além de avanços em políticas públicas de manejo de condições crônicas. Contudo, persistem desafios relacionados à fragmentação dos serviços, escassez de recursos, necessidade de formação interprofissional e desigualdades no acesso. Conclui-se que a educação em saúde com abordagem interprofissional constitui uma estratégia promissora para qualificar a APS e enfrentar o impacto crescente das doenças crônicas, devendo ser fortalecida por meio de investimentos em capacitação, inovação pedagógica e integração de serviços.

Biografia do Autor

  • Kimberlly Dominique Lins de Morais, Uninassau Boa Viagem

    Graduanda em  Odontologia

  • Maria Vigoneti Araújo Lima Armelin , Universidade Federal do Mato Grosso do Sul-UFMS -Campus de Três Lagoas

    Enfermeira , Prof. Doutora em Ciências da Saúde 

  • Maria Thereza Canal Afoumado, Universidade Federal do Espírito Santo

    Fisioterapeuta

  • Leiliany Magno Cunha, Universidade Estadual do Ceará

    Graduado em Enfermagem

  • Rafael Marques França, Cesumar

    Graduado em Medicina

  • Willker Menezes da Rocha, UNESA

    graduado em Biomedicina

  • Artur Valério Marques, Centro Universitário Evangélico de Goiás

    Graduado em Medicina

  • Samya Maria Andrade Alves, Universidade Federal do Maranhão

    Residencia Multiprofissional em Saúde

  • Érica Alves Ferreira Gordillo, Centro de Ensino Superior de Campos Gerais

    Mestre em Saúde Pública Região de Fronteira

  • Ernesto Valdes Gordillo, Universidade Federal de Roraima

    Graduado em Medicina

  • Iana Gracieli de Queiroz , Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP

    Mestre em Saúde e Educação

  • Hélder Machabana, Pontifícia Universidade Católica – Rio de Janeiro

    Médico Generalista

Referências

DANTAS, Vanessa Soares de Lima et al. Educação em saúde para pessoa idosa: um relato de experiência das ações desenvolvidas em estágio de saúde coletiva em medicina. Revista Ciência Plural, v. 10, n. 2, p. 1–15, 29 ago. 2024.

FRAZÃO NERI, Vitor. Grupo de educação alimentar e nutricional como ferramenta de cuidado para pacientes com doenças crônicas não transmissíveis na atenção primária à saúde. Tempus – Actas de Saúde Coletiva, v. 15, n. 4, p. 217–236, 19 ago. 2024.

GUERRÓN ENRÍQUEZ, Sara Ximena et al. Rol de enfermería en visitas domiciliarias a pacientes con enfermedades crónicas. Medisur, v. 22, n. 5, 2024.

HENRY, Kate; EL-OSTA, Austen; LEEDHAM-GREEN, Kathleen. Health coaching for people with long-term conditions and multimorbidity: a mixed methods prospective service evaluation of Structured Agenda-free Coaching Conversations (StACC) in UK primary care. BMC Public Health, v. 25, n. 1, p. 2365, 2025.

JIANG, Rui et al. National and province-level primary health care policies for the prevention and control of non-communicable diseases in China from 2009 to 2023: a scoping review. BMJ Open, v. 15, n. 4, p. e097826–e097826, 2025.

MARTINS, Débora Cristina et al. Chronic diseases among women of reproductive age in primary care: prevalence and associated factors. Rev Gaucha Enferm, v. 45, p. e20230155–e20230155, 2024.

MEHROTRA, Shashank; BHATTACHARJYA, Sutanuka; SHETTY, Ranjitha S. Self-management interventions among community-dwelling older adults with type 2 diabetes mellitus: a scoping review protocol. BMJ Open, v. 14, n. 8, p. e084743–e084743, 2024.

NGUYEN, Huyen Thi Thanh et al. Student perspectives on designing and implementing an interprofessional education module in chronic disease management at primary care level in Vietnam. Asian Education and Development Studies, v. 13, n. 5, p. 520–533, 27 nov. 2024.

PEREIRA, Hiago Lohan da Costa et al. ;Atenção Primária E Educação Em Saúde: Fortalecendo A Prevenção E O Autocuidado</b> Cognitus Interdisciplinary Journal, v. 2, n. 1, p. 371–381, 17 mar. 2025.

PICHAYAPINYO, Panan et al. Perceptions of the 2D short animated videos for literacy against chronic diseases among adults with diabetes and/or hypertension: a qualitative study in primary care clinics. BMC Prim Care, v. 25, n. 1, p. 374, 2024.

QING, Hua et al. Impact of primary care and public health integration of chronic conditions in China: a protocol for a prospective multicentre cohort study. BMJ Open, v. 14, n. 10, p. e087169–e087169, 2024.

ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, v. 20, n. 2, p. v–vi, jun. 2007.

SHARMA, Sourabh et al. Preventing Chronic Kidney Disease: The Role of Community-Based Interventions. J Pak Med Assoc, v. 75, n. 5, p. 831–833, 2025.

SIBBALD, Shannon L. et al. A Peer-to-Peer Approach to Implementation of a Chronic Disease Management Program. Journal of Research in Interprofessional Practice and Education, v. 12, n. 2, 3 fev. 2023.

SILVA, Tatiana Sampaio da; NEVES JÚNIOR, Murilo Pedreira. Panorama da Morbimortalidade por Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica no estado da Bahia entre 2010-2022. Rev. Bras. Med. Fam. Comunidade (Online), v. 19, n. 46, p. e-4458, 2024.

ZEZAI, David et al. Barriers and facilitators for strengthening primary health systems for person-centred multimorbid care in low-income and middle-income countries: a scoping review. BMJ Open, v. 14, n. 11, p. e087451–e087451, 2024.

DANTAS, Vanessa Soares de Lima et al. Educação em saúde para pessoa idosa: um relato de experiência das ações desenvolvidas em estágio de saúde coletiva em medicina. Revista Ciência Plural, v. 10, n. 2, p. 1–15, 29 ago. 2024.

ESPERAT, M. Christina et al. Interprofessional Collaborative Practice: Management of Chronic Disease and Mental Health Issues in Primary Care. Public Health Reports®, v. 138, n. 1_suppl, p. 29S-35S, 25 maio 2023.

FERREIRA, Adalcina Fernandes; COSTA, Kalidia Felipe de Lima. Atenção à saúde aos pacientes com hipertensão arterial e diabetes mellitus no município de Mossoró-RN. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, v. 15, n. 43, p. 199–211, 19 maio 2025.

FRAZÃO NERI, Vitor. Grupo de educação alimentar e nutricional como ferramenta de cuidado para pacientes com doenças crônicas não transmissíveis na atenção primária à saúde. Tempus – Actas de Saúde Coletiva, v. 15, n. 4, p. 217–236, 19 ago. 2024.

GUERRÓN ENRÍQUEZ, Sara Ximena et al. Rol de enfermería en visitas domiciliarias a pacientes con enfermedades crónicas. Medisur, v. 22, n. 5, 2024.

HENRY, Kate; EL-OSTA, Austen; LEEDHAM-GREEN, Kathleen. Health coaching for people with long-term conditions and multimorbidity: a mixed methods prospective service evaluation of Structured Agenda-free Coaching Conversations (StACC) in UK primary care. BMC Public Health, v. 25, n. 1, p. 2365, 2025.

JIANG, Rui et al. National and province-level primary health care policies for the prevention and control of non-communicable diseases in China from 2009 to 2023: a scoping review. BMJ Open, v. 15, n. 4, p. e097826–e097826, 2025.

JUNIOR, Francisco Viana Arruda; FERREIRA, Kelle Christina Soares; SANTANA, Jessica Garcia Silva. Manejo integrado de doenças crônicas na atenção primária à saúde. Brazilian Journal of One Health, v. 2, n. 4, p. 33–40, 30 ago. 2025.

KLEMENC-KETIŠ, Zalika; ZAFOŠNIK, Uroš. Interprofessional Education with Simulations in Primary Care. Slovenian Journal of Public Health, v. 63, n. 1, p. 1–4, 1 mar. 2024.

MARQUES, Juliana Ferreira Lima; COSTA, Marcelo Viana da. PET-Saúde Interprofissionalidade e a disponibilidade dos estudantes para a aprendizagem interprofissional. Saúde e Sociedade, v. 32, n. suppl 2, 2023.

MARTINS, Débora Cristina et al. Chronic diseases among women of reproductive age in primary care: prevalence and associated factors. Rev Gaucha Enferm, v. 45, p. e20230155–e20230155, 2024.

MEHROTRA, Shashank; BHATTACHARJYA, Sutanuka; SHETTY, Ranjitha S. Self-management interventions among community-dwelling older adults with type 2 diabetes mellitus: a scoping review protocol. BMJ Open, v. 14, n. 8, p. e084743–e084743, 2024.

MESQUITA BRITO, Luana et al. Prevenção de doenças crônicas no contexto da atenção primária à saúde. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 6, n. 9, p. 3888–3910, 27 set. 2024.

NGUYEN, Huyen Thi Thanh et al. Student perspectives on designing and implementing an interprofessional education module in chronic disease management at primary care level in Vietnam. Asian Education and Development Studies, v. 13, n. 5, p. 520–533, 27 nov. 2024.

PEREIRA, Hiago Lohan da Costa et al. ;Atenção Primária E Educação Em Saúde: Fortalecendo A Prevenção E O Autocuidado</b> Cognitus Interdisciplinary Journal, v. 2, n. 1, p. 371–381, 17 mar. 2025.

PICHAYAPINYO, Panan et al. Perceptions of the 2D short animated videos for literacy against chronic diseases among adults with diabetes and/or hypertension: a qualitative study in primary care clinics. BMC Prim Care, v. 25, n. 1, p. 374, 2024.

PINHEIRO, Guilherme Emanuel Weiss; AZAMBUJA, Marcelo Schenk de; BONAMIGO, Andrea Wander. Facilidades e dificuldades vivenciadas na Educação Permanente em Saúde, na Estratégia Saúde da Família. Saúde em Debate, v. 42, n. spe4, p. 187–197, dez. 2018.

QING, Hua et al. Impact of primary care and public health integration of chronic conditions in China: a protocol for a prospective multicentre cohort study. BMJ Open, v. 14, n. 10, p. e087169–e087169, 2024.

ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, v. 20, n. 2, p. v–vi, jun. 2007.

SANTOS, Sandy Conceição dos et al. A prática de educação em saúde a portadores de hipertensão e diabetes na atenção primária. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 5, p. 971–980, 31 maio 2023.

SANTOS, Tatiane Barreto; DÍAZ, Kátia Chagas Marques. Atuação do profissional de enfermagem em cuidados paliativos na atenção primária à saúde. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 11, p. 4020–4030, 18 nov. 2024.

SHARMA, Sourabh et al. Preventing Chronic Kidney Disease: The Role of Community-Based Interventions. J Pak Med Assoc, v. 75, n. 5, p. 831–833, 2025.

SIBBALD, Shannon L. et al. A Peer-to-Peer Approach to Implementation of a Chronic Disease Management Program. Journal of Research in Interprofessional Practice and Education, v. 12, n. 2, 3 fev. 2023.

SILVA, Kerolayne Aguiar Couto Gomes da et al. Entre o isolamento e cuidado: efeitos da pandemia em pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e na atenção primária à saúde. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 8, n. 19, p. e082410, 29 ago. 2025.

SILVA, Tatiana Sampaio da; NEVES JÚNIOR, Murilo Pedreira. Panorama da Morbimortalidade por Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica no estado da Bahia entre 2010-2022. Rev. Bras. Med. Fam. Comunidade (Online), v. 19, n. 46, p. e-4458, 2024.

SOARES, Lunna Machado et al. Linhas teóricas na educação em saúde na enfermagem aos usuários com doenças crônicas não transmissíveis. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 16, n. 7, p. 6619–6636, 17 jul. 2023.

VIEIRA, Swheelen de Paula et al. A graduação em medicina no Brasil ante os desafios da formação para a Atenção Primária à Saúde. Saúde em Debate, v. 42, n. spe1, p. 189–207, set. 2018.

ZEZAI, David et al. Barriers and facilitators for strengthening primary health systems for person-centred multimorbid care in low-income and middle-income countries: a scoping review. BMJ Open, v. 14, n. 11, p. e087451–e087451, 2024.

Downloads

Publicado

15.09.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA DOENÇAS CRÔNICAS: EXPERIÊNCIAS INTERPROFISSIONAIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. (2025). Cognitus Interdisciplinary Journal, 2(3), 405-421. https://doi.org/10.71248/banw9v02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

21-30 de 110

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.