A ESCOLA NA MACHAMBA DO CAMPONÊS COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR EM RAPALE, NAMPULA – MOÇAMBIQUE

Autores

  • Mestre Alexandre Albino Universidade Rovuma Autor
  • Prof. Doutor Ricardo Acacio Xavier Universidade Rovuma Autor

DOI:

https://doi.org/10.71248/v67h6f65

Palavras-chave:

Camponês; agricultura familiar; produtividade agrícola

Resumo

No presente estudo procurou-se analisar o papel do Programa “Escola na Machamba do Camponês - EMC” na promoção da agricultura familiar nos povoados de Naphome e Tchaiane, em Rapale, Província de Nampula. Para a concretização do estudo, foi aplicada a abordagem qualitativa, a análise documental e a técnica de entrevista semi-estruturada. Esta última foi dirigida a pequenos produtores, técnicos da extensão agrária pública e privada sobretudo da ONG Visão Mundial. O trabalho de campo permitiu constatar que na ONG Visão Mundial, o Programa foi bem sucedido devido à total adesão às diretrizes de sua implementação contrariamente nas EMCs supervisionadas pelos técnicos da extensão agrária pública onde houve fracasso do Programa devido aos seguintes fatores: a) frustração quanto à expetativa de receção de um pequeno financiamento; b) faltas frequentes dos técnicos extensionistas e à c) falta de incentivos de transporte e combustível para os técnicos.

Biografia do Autor

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Publicado

22.08.2025

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Seção

Artigos

Como Citar

A ESCOLA NA MACHAMBA DO CAMPONÊS COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR EM RAPALE, NAMPULA – MOÇAMBIQUE. (2025). Cognitus Interdisciplinary Journal, 2(3), 292-312. https://doi.org/10.71248/v67h6f65

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